sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Coffeepaste recomenda (VI)

Concerto: Jameson Urban Routes
Há quatro anos que o Jameson Urban Routes reúne, num mini-festival que parece às vezes passar ao lado do público, nomes de bastante relevância e em ascendência dentro de um circuito mais alternativo (recorde-se o concerto de Ebony Bones, em 2008, que, numa das suas primeiras passagens por Portugal, actuou perante uma sala quase vazia). Esta quinta edição não é excepção e são muitos os nomes que vão passar pelo MusicBox, no Cais do Sodré, nos cinco dias do festival.

Destaque para Tom Vek, que se estreia assim em Portugal no dia 28 (sexta-feira). O "one-mand band" londrino deu-se a conhecer em 2005, com o álbum de estreia "We Have Sound", editado em pleno revivalismo post-punk. O segundo disco, "Leisure Seizure", viria só passados seis anos, editado agora em 2011. Vek deixou de parte os clichés mais gritantes da cena musical que o viu nascer, mas manteve o ritmo certeiro, as linhas de baixo marcadas e o rock dançável.
A abrir a noite estará o cantautor português Old Jerusalem e, a fechar, haverá DJ sets de Joakim (imperdível, também) e Rui Murka.
Por Dinis Correia

Livro: The Essential Guide to Portrait Photography
Se vos interessa a fotografia de retrato, este é um excelente e-book (em Inglês). Trata-se se uma colecção de óptimos artigos sobre precisamente este tema.
Os tópicos inclu
em:

- Como evitar o modo “Retrato” das vossas cameras e conseguir excelentes retratos
- Fotografar crianças

-Fotografia de ret
rato em viagem
-Retratos ambientais

-Dicas para poses

-O que vestir

-Introdução à iluminação para retrato

Um excelente bónus é a inclusão de seis entrevistas com seis fotógrafos profissionais, que partilham muitas outras dicas para quem está a começar no muito da fotografia digital. Na minha opinião, este livro vale muito a pena.
Por Pedro Mendes

Teatro: Crónica a partir de António Lobo Antunes
Direcção de Carlos Malvarez
Jovens Actores dão corpo aos “frescos” de António Lobo Antunes.
Cenas quotidianas e pessoas vulgares, numa narração
cénica na qual a linha entre a realidade e a ficção não é nítida.
Teatro da Trindade - Sala Estúdio 12 a 30 de Outubro 5ª a Sábado - 21h45. Domingo - 17h00
telefone : 213420000 \ 927982834


Cinema: The Help
Formulaico. Por vezes até académico. Mas não desprovido de uma autenticidade dramática contagiante. Esta história de luta pela igualdade humana não se encontra muito afastada do presente mas as vivências retratadas não deixam de ser chocantes e, pior que isso, ainda demasiado relevantes. O elenco feminino é absolutamente prodigioso e carrega o protagonismo em igual parte ao longo do filme. Destacam-se no entanto a soberba Viola Davis e a imbatível Jessica Chastain, que no papel menos evidente de todo o filme consegue construir a interpretação mais sustentada e inesquecível. Um filme que ‘puxa a lágrima’ sem deixar um sentimento de violação emocional. É raro.
Por Nuno Gonçalves

Exposição: Presença Inf
lectida
Inês Botelho apresenta um conjunto de novas esculturas e desenhos na Galeria Filomena Soares, até 12 de Novembro.
Rua da Manutenção 80
Terça a Sábado das10h às 20h

Festival: Materiais Diversos 2011
Alcanena, Minde e Torres Novas acolhem um festival que de 21 a 30 de Outubro quer agitar rotinas restabelecidas após o Verão.

O festival encerrará em Alcanena após 10 dias totalmente preenchidos com espectáculos de dança, teatro e música – dois dos quais são desenvolvidos com a comunidade local –, uma estreia mundial, o alargamento da programação a novas áreas artísticas (instalação e cinema) e um conjunto diário de encontros e conversas entre artistas e público do FMD2011.