segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Atelier de Teatro "Esta noite não estou para ninguém", com Victor Hugo Pontes - Porto

AULA EXPERIMENTAL GRATUITA

No dia 18 de Dezembro terá lugar uma aula experimental gratuita, onde será apresentada a proposta para este atelier. Os interessados deverão contactar o NEC através do e-mail nec@nec.co.pt ou dos telefones 961424668 ou 913211428 para inscrição na aula e fornecer os seguintes dados: nome, morada, e-mail, telefone, área de formação e idade.
A aula será realizada na ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (Rua da Alegria, n.º 503- Porto) entre as 20h e as 22h30.

Atelier de Teatro "Esta noite não estou para ninguém"
Datas
terças e quintas feiras, de 6 de Janeiro até dia 26 de Março 2009
Horário 20h - 22h30
Local Núcleo de Experimentação Coreográfica
Fábrica Social- Fundação Escultor José Rodrigues
Rua da Fábrica Social s/n - 4000-201 Porto
http://maps.google.com/maps?f=q&view=text&q=oporto+porto&ie=UTF8&ll=41.155539,-8.606286&spn=0.003716,0.006909&z=17
Público-alvo Interessados com ou sem experiência em teatro, maiores de 16 anos.
Mensalidade 30 euros Jan. + 60 euros Fev. + 60 euros Mar.
Associados e Amigos NEC 24 euros Jan. + 48 euros Fev. +48 euros Mar. (desconto de 20%)

INSCRIÇÕES
Prazo para inscrição até ao dia 2 de Janeiro de 2009.
O pagamento da primeira mensalidade deve ser efectuado no acto da inscrição.
As mensalidades de Fevereiro e Março deverá ser paga na primeira aula de cada mês.
As mensalidades não são reembolsáveis. Esta noite não estou para ninguém O Atelier de Teatro é dirigido a todos aqueles que desejem iniciar uma formação em Interpretação e também aos que já têm alguma experiência em teatro. Durante um período breve, mas intenso, o objectivo será trabalhar o corpo, a voz e a imaginação. Através de jogos dramáticos vamos reaprender a «jogar» ao faz de conta - «representar» é «jouer» (francês) e «to play» (inglês). Através da utilização de textos dramáticos ou outros, clássicos e contemporâneos, a ideia será apropriarmo-nos dos personagens desses textos e dar corpo e voz às palavras e a tudo aquilo que compõe o texto. Apesar de o objectivo final ser a montagem e apresentação de um exercício / espectáculo, é escusado recordar que o percurso seguido conta mais do que o resultado alcançado. Uma caminhada de mil passos começa com um só: o primeiro.

Victor Hugo Pontes
Licenciado em Pintura pela FBAUP. Frequentou a Norwich School of Art & Design, U.K. Concluiu o Curso Profissional de Teatro do Balleteatro Escola Profissional e o do TUP, bem como o Curso de Pesquisa e Criação Coreográfica do Fórum Dança, o Curso de Encenação de Teatro na Fundação Calouste Gulbenkian, dirigido pelos "Third Angel", e o Curso Internacional de Aperfeiçoamento Teatral, Projet Thierry Salmon, la nouvelle Ecole de Maîtres, dirigido por Pippo Delbono. Como intérprete trabalhou com Moncho Rodriguez, Joclécio Azevedo, João Garcia Miguel, Nuno Carinhas, João Paulo Costa, Lígia Pape, Ana Luísa Guimarães, Jack Souvant, Isabel Barros, Mário Afonso, Alberto Magno, Elisabete Magalhães, Mathilde Monnier, Clara Andermatt, Vera Santos, entre outros. Como coreógrafo criou em 03 Puzzle para Festival da Fábrica e Voz Off para os Quadros de Dança/NEC; em 05 criou Laboratório, produção da Fundação Calouste Gulbenkian e co-criou com Wilma Moutinho 100 Palavras para o Inter.faces/NEC; em 06, Voyeur para os Quadros de Dança/NEC, Fotomontagem produção idependente/NEC e Ícones. Em 07, Ensaio para O Programa do Estado do Mundo da Fundação Calouste Gulbenkian.
Seleccionado para a Mostra Nacional de Jovens Criadores em 03 com o vídeo Eu Gosto muito de ti, em 04/05 com Voz Off, e em 06 com Ícones, peça convidada a representar Portugal, em 2008, na Mostra Internacional de Jovens Criadores da Europa e do Mediterrâneo, em Bari, Itália. Representou Portugal nos Repérages - Rencontres Internationales de la Jeune Chorégraphie, tendo sido convidado para participar na residência coreográfica em Munique, Alemanha, resultante dos encontros organizada pelo Danse à Lille/Tanztendenz. Assistente de encenação de Nuno Cardoso no espectáculo Woyzeck, de Georg Buchner, Plasticina de Vassili Sigarev e Platónov de Anton Tchékhov, produzidos pelo Teatro Nacional S. João, Ricardo II de William Shakespeare e R2, pelo Teatro Nacional D. Maria II e A boa persoa de Sezuán de Bertolt Brecht, produzido pelo Centro Dramático Galego. Integrou a residência artística MUGATXOAN em 06 organizada pela Fundação de Serralves e a Arteleku. Em 07 venceu o 1º Prémio com Ícones no 2nd International Choreography Competition Ludwigshafen 07 - No ballet, Alemanha. Integrou como actor L´Europeenne de David Lescot, encenado por Charlie Degotte, produção do Centre Dramatique de Thionville. Docente no Balleteatro Escola Profissional e cenógrafo da banda Clã.

Núcleo de Experimentação Coreográfica

Tel. 225188522 Telm. 961424668 / 913211428
www.nec@nec.co.pt www.nec.co.pt
www.necinfo.blogspot.com