terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Cursos de Férias - Juquitiba, Brasil

MERGULHOS INTENSIVOS DE 7 DIAS

"ONDE ESTÁ O CLOWN?!"
De 03 a 09 de Janeiro
(Chegada dia 02, a partir das 18h00)

O clown..., palhaço em eterna comunhão com o mundo que o cerca, sempre pronto a responder à vida, com pureza e verdade; e disposto a vivenciar cada momento com toda a intensidade do seu ser.
Através de exercícios de improvisação (individuais e em grupo), este curso tem por objetivo a descoberta do clown como um "despertar" dentro de cada um.

"O PODER DO MOVIMENTO"
De 13 a 19 de Janeiro
(Chegada, dia 12, a partir das 18h00)

Pesquisa, cujo foco é o fortalecimento do indivíduo através de seus próprios movimentos, trabalhando com a conscientização corporal como um todo. Trazendo à razão do ator(aluno), toda sua movimentação corporal, fortalecendo sua presença cênica, e, ainda abrindo caminhos no seu dia-a-dia, com a percepção de cada ação, desde a primeira "espreguiçada" da manhã, ao último bocejo do dia..
Uma busca ao núcleo do gesto , através de um mergulho no comportamento físico de cada participante, detectando códigos particulares de comunicação.

Descubra o poder de seus movimentos e como você pode utilizá-los para harmonizar mente, corpo, coração e alma.
Através da mímica, de exercícios corporais, dinâmicas de grupo , vamos buscar a essência de cada gesto.

"A VOZ DA MÍMICA ATIVA”
De 23 a 29 de Janeiro
(Chegada, dia 22, a partir das 18h00)

A MÍMICA ATIVA é o resultado de uma pesquisa criada por Alberto Gaus e desenvolvida pelo Solar da Mímica , e que passa a ser mostrada nesse intensivo de sete dias.
Uma nova forma de pensar e fazer a mímica, independente da mímica clássica, mas que pode ser complementar a ela.
É o resultado de uma busca por uma expressividade mais brasileira, com a ginga, o jogo-de-cintura e a alegria próprios da nossa cultura. Por isso a MÍMICA ATIVA se apresenta principalmente como uma mimica "quente".

A MÍMICA ATIVA tem por objetivo despertar a criatividade, presença cênica, a prontidão, o improviso, enriquecer a relação ator-platéia, desinibir, tranquilizar e fortalecer o ator em cena.

A partir de exercícios de conscientização corporal, jogos teatrais (individuais e em grupos)

* * Os participantes saem com um espetáculo solo estruturado:
Cada participante durante o processo de trabalho vai poder montar um espetáculo solo, dentro da estrutura de apoio que vamos oferecer.

COORDENAÇÃO: ALBERTO GAUS e VANDERLI SANTOS

Há mais de vinte e oito anos , Gaus vem pesquisando a mímica no Brasil, trabalhando como autor, diretor, ator e produtor.
Recebeu os prêmios Molière, Mambembe, Fundacem e Apca.
Atualmente dirige e coordena pesquisas na linguagem do TEATRO ATIVO no Solar da Mímica & Cia, espaço que criou há treze anos, em parceria com a atriz Vanderli Santos


Equipe do Portal de Turismo de Juquitiba
www.juquitiba.tur.br
contato@juquitiba.tur.br
11 74268888 / 11 46813034