segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

The Portfolio Project

"The Portfolio Project” reune numa mesma plataforma online três conceitos base - a de uma publicação mensal sobre fotografia, a de um espaço de formação contínua à distância e a de um portal associativo onde os seus membros divulgam fotografias desenvolvidas no âmbito de projectos individuais ou colectivos.
Articulando dois interfaces absolutamente autónomos - um blog de acesso privado que servirá para veicular informação aos participantes e um site de acesso público onde se publicará o trabalho dos seus associados, o Portfolio Project constitui-se com um espaço singular no panorama da fotografia portuguesa.

O Portfolio Project é coordenado por Susana Paiva e funciona como um espaço de crescimento individual e de apoio online onde, fazendo recurso das comunicações via internet, os participantes recebem informações úteis para o desenvolvimento do seu trabalho fotográfico. Sendo um projecto onde a aprendizagem e acompanhamento se desenrola sob a forma de tutorial o PP permite que cada participante defina a sua área de interesse e o seu próprio ritmo de trabalho.

Para além de informação sistemática sobre eventos fotográficos, o projecto difunde através da sua newsletter obras de fotógrafos internacionais e constitui-se ainda como um espaço onde, uma semana por mês, os aderentes podem ver as suas questões individuais respondidas e os seus projectos orientados.

Cada participante no projecto usufrui de um email personalizado - do tipo <
nome.apelido@theportfolioproject.org> - e ainda de espaço ilimitado online para a publicação, em galerias individuais, dos projectos desenvolvidos no âmbito do projecto portfolio. Os projectos poderão ser individuais ou colectivos e passam todos por um processo de acompanhamento e orientação pessoal.

A adesão ao projecto implica o pagamento de 150 euros anuais. A anuidade diz respeito a cada ano civil sendo válida entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de cada ano.Poderão candidatar-se ao projecto todos os fotógrafos amadores e profissionais desde que respeitem os procedimentos estipulados pela sua coordenadora.

O Portfolio Project inicia-se já no próximo mês de Janeiro 2009 e funcionará em domínio próprio com uma estrutura semelhante à que poderão encontrar no endereço http://www.susanapaiva.org. Onde agora se encontram as diversas galerias fotográficas da autoria de Susana Paiva poderão no futuro ver as galerias de cada um dos aderentes.
A plataforma servirá assim como montra do trabalho dos seus elementos e será divulgada junto do máximo de estruturas e agentes na área da fotografia de forma a visibilizar o trabalho publicado.

Num futuro próximo o projecto alargará pontualmente a leitura crítica de portfolios e orientação de trabalhos dos aderentes a outros fotógrafos e editores fotográficos profissionais expressamente convidados para o efeito.

Contactos
email <
susana.paiva@theportfolioproject.org>
telemóvel 919370353