WORKSHOP VOZ E DICÇÃO
Um estudo com 747 professoras constatou que 59,2% estavam com rouquidão. Pior: 25,6% tiveram perda temporária da voz, que, além do impacto sobre a saúde das profissionais, pode afectar o desempenho docente e prejudicar o processo de aprendizagem.
Fonte: Agência Fapesp (07.07.2008)Thiago Romero
A voz é o som básico produzido pela laringe, por meio da vibração das cordas vocais. A voz expressa as condições individuais (físicas ou emocionais) e, se o indivíduo não estiver em condições saudáveis, a voz deixará transparecer algum problema, que pode vir a comprometer a fala e a comunicação.
A importância da utilização correcta do aparelho vocal
“Temos que utilizar sabiamente o instrumento vocal. O profissional tem a voz como ferramenta de trabalho, por esse motivo tem que saber utilizá-la e principalmente, conservá-la”.
A respiração é importante para diminuir as ansiedades que assolam o nosso quotidiano e interferem na nossa voz.
“A má utilização da voz provoca danos irreversíveis, e quem necessita dela para sobreviver, tem que saber como lidar com os problemas que a envolvem”.
Horário: De 19 a 23 de Janeiro 19:00/21:00
Local: Casa do Artista
Objectivos: Experimentar diferentes sonoridades a partir da ressonância corporal.Aprender os ritmos e as articulações vocais.Localizar a projecção da voz no espaço e as velocidades.Desenvolver a capacidade de rentabilizar a voz.
Público Alvo: Actores, consultores, professores, vendedores e outros profissionais que utilizem a voz na sua actividade profissional.
Para mais informações: http://joaorosaoficinasteatro.wordpress.com/workshop-vozdiccao/ Contacto João Rosa (93 823 85 65)