segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Aulas de Contacto Improvisação - Porto

com David Santos

organização Tenda de Saias

David Santos
Nasceu em 1983, no Porto. Tem a licenciatura em Teatro, pela Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo (ESMAE). Participou em peças encenadas por Ricardo Pais, João Pedro Vaz, Cláudia Marisa Oliveira, Maria Clemência, Denis Bernard, John Britton, Afonso Guerreiro, José Leitão e Gonçalo Amorim. Acompanhou a preparação do espectáculo O Tio Vânia, de Anton Tchékhov, encenação de Nuno Carinhas, e das leituras encenadas …A Tua Mão na Minha, de Carol Rocamora, direcção cénica também da responsabilidade de Nuno Carinhas. Encenou a peça Deus, de Woody Allen, apresentada na sala preta da ESMAE, Festival de Teatro Universitário da Corunha e no evento Serralves em Festa. Participou na produção do Fazer a Festa – Festival Internacional de Teatro, de 2001 a 2003. Foi actor em Debaixo do Pano, filme de Tomás Baltazar. Desempenhou funções de assistente de encenação e apoio ao movimento em produções como a peça D. João, de Moliére, enc. Ricardo Pais, apoio ao movimento no espectáculo Teatro Escasso, enc. António Durães, e Maria de Buenos Aires, enc. João Henriques (TNSJ, 2006) e O Café de Goldonni enc. Giorgio Corsetti (TNSJ 2007/2008). Foi assistente de encenação e coreografia de A Little Madness in the Spring, enc. Giuseppi Frigenni (Produção Casa da Música). Dedicando-se ainda ao ensino, à performance e à dança, tendo já participado em coreografias de Dieter Heitkamp, Ronit Ziv, Nik Hafner, André Guedes, Susana Queiroz, Paola Moreno e Sérgio Cruz. Actualmente é encenador do grupo de Teatro “Cenatório” da Universidade Lusíada e professor de Expressão Dramática na Escola Ginasiano e movimento para actores no curso profissional de Teatro do Externato Delfim Ferreira. Já foi por duas vezes convidado a leccionar movimento para actores no curso de Teatro do C.I.T.A.C. – Coimbra e deu também seminários no Balleteatro sendo um deles de Contacto Improvisação. Desde 2006 até à data presente que lecciona Contacto Improvisação e movimento para o elenco do Teatro Nacional São João. Com Dieter Heitkamp, um dos actuais mestres Europeus do Contacto Improvisação, foi intérprete da sua Lecture-Performance “Hautsache Bewegung” (Movimento da pele) apresentado em Frankfurt am Main, Dusseldorf e Berlin. Realizou recentemente como coreógrafo/performer uma residência, que resultou no espectáculo Peak Leisure Park, com um colectivo de artistas inseridos no P.E.T._1 (Project ensemble Tanzlabor 21) no Teatro Mousonturm em Frankfurt am Main.

Aulas de Contacto Improvisação
O Workshop de introdução ao Contacto Improvisação serviu como uma primeira fase, introdutória a uma intenção de formação contínua (aulas regulares) de contacto improvisação divulgada pela Associação Cultural Tenda de Saias e leccionada por David Santos na Fábrica da Rua da Alegria.

Esta primeira fase foi um pequeno workshop ou uma primeira aula um pouco mais longa, em que vamos mergulhar nos princípios do contacto improvisação através de visionamento de vídeos e prática in loco com o corpo e mente como um todo. A pluridimensionalidade desta prática desenvolve-se através de uma abordagem esférica sensorial de trabalho sobre o corpo na relação com os conceitos da física, da fisiologia e da visualização.
O treino do corpo aborda desde um trabalho mais sensorial ao aeróbico passando por técnicas associadas ao movimento contemporâneo, moderno, body mind centering, técnica de Alexander, meditação entre outras abordagens holísticas ao serviço da prática do contacto improvisação.
Com uma perspectiva de continuidade podemos evoluir em conjunto com diferentes pares, lado a lado, num espaço de desenvolvimento de conhecimento técnico (know-how) de contacto improvisação até partilharmos um sentido de uma linguagem própria singular e comum. Desta forma, quando tivermos as conhecidas Jam´s de Contacto Improvisação poderemos sentir crescer de forma mais consciente, a técnica disponibilidade/consciência do nosso corpo performático no cenário já presente à nossa volta que é o espaço físico que todos habitamos e os corpos que nos rodeiam mas, potenciados a um novo nível de consciência.

O nosso subconsciente é muito mais rápido a percepcionar e reagir ao mundo que nos rodeia que o consciente. Mas é através da disciplina do consciente e do corpo que liberamos e damos autonomia ao subconsciente para intervir junto do consciente.

É essencial ter-se prazer pelo movimento e pelo contacto com outro para realizar esta prática.


Local: Esmae – Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo
Rua da Alegria nº 503 no Porto
(sala, ainda a definir)

Nota:
Durante os meses de Novembro e de Dezembro, os interessados puderam frequentar uma, duas ou as três aulas, pagando apenas as aulas que usufruíram. A partir de Janeiro, a inscrição e o pagamento serão mensais. Sendo assim, os interessados farão a sua inscrição, se estiverem disponíveis em fazer todas as aulas do mês.


Datas:
Fevereiro 2009:
2 de Fevereiro 2009 das 21.30 às 23.30 _ 10euros; para os Amigos da Tenda 7euros
9 de Fevereiro 2009 das 21.30 às 23.30 _ 10euros; para os Amigos da Tenda 7euros
16 de Fevereiro 2009 das 21.30 às 23.30 _ 10euros; para os Amigos da Tenda 7euros
23 de Fevereiro 2009 das 21.30 às 23.30 _ 10euros; para os Amigos da Tenda 7euros

Inscrição mensal: 30 euros
Inscrição mensal _ Amigos da Tenda: 21 euros

Limite de inscrições: limite mínimo de 10 pessoas
limite máximo de 16 pessoas

Para mais informações:
Para mais informações, por favor envie um email para
tendadesaias@gmail.com.
Caso esteja interessado em frequentar as aulas, enviamos-lhe a ficha de inscrição.