segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Workshop de Reactivação Corporal e Construção Criativa

Este Workshop tem uma duração de 12 horas, dividas em 6 horas de funcionamento por dois dias(por norma e disponibilidade para todos o fim de semana). Ou em quatro sessões de três horas neste sistema iremos usar horários pós laborais.
Este projecto surgiu após vários anos de formação e uns meses de pesquisa de modo a poder unificar várias pontas que caminham lado a lado, mas apenas com vontade de conhecimento,pesquisa e desenvolvimento se cruzam.E sendo assim numa busca de exercícios, músicas, situações, metodologias que organizados consistem num modelo que visa em aumentar resistência física ao stresscriado e acumulado, elevar o grau de saúde,melhorar a comunicação, estimular a criatividade, não só artística, mas também como uma renovação existencial.

É uma mistura de técnicas terapeúticas de relaxamento e respiração, com biodança, teatro, e metodologias reflexivas.
Como já sabemos, o corpo é o ponto de partida para todo o aglomerado de situações externas e internas consoante as pulsões e sendo assim, todo o trabalho gira à volta deste,e a noção da existência do "meu corpo" e a relação que se estabelece com os outros.Explorando exercícios de respiração e relaxamento do corpo. E baseando no método da biodança a pesquisa da acção do corpo favorecendo assim formas de comunicação mais profundas.Passando também pelo método cénico e criativo em que o corpo explora a sua transcendência jogando com a exploração préviamente exercida de ritmos, tempo, movimentos, espaço bidimensional e tridimensional e a relação entre estas.Cada participante é convidado a descobrir sua própria resposta vital.Neste misto de exercícios o objectivo essencial é facilitar a libertação dos sentimentos e das emoções, activando os potenciais de vida: alegria, amor, criatividade e transcendência e a fluidez e continuidade entre estes.

Por Items:
Com o intuíto de funcionar-mos em sintonia dentro de nós próprios e para os outros, temos de fazer um percurso que possa nos dar a conhecer/ reconhecer as ferramentas que temos : corpo e mente. Numa concentrada macadâmia de metologias visamos trabalhar :
- A capacidade de concentração
- Criação de auto-confiança , confiança.
- Moldar a capacidade de concentração
- Métodos de relaxamento corporal
- Dominio físico ( o corpo bidimensional e tridimensional, o movimento, o estático,...)
- Conhecer/reconhecer as limitações fisícas.
- Articulação cárdio-respiratória
- Exploração do movimento.
- Exploração e Aprofundamento do movimento orgâncico e do movimento mecânico.
- Exploração da capacidade de improvisação teatral a partir do corpo e partir de texto.

O Workshop terá lugar no acolhedor espaço terapêutico Alma Cheia (http://www.almacheia.com/ ----- Rua dos Douradores nº178 2ºC (à Praça da Figueira ) no dia 31 de Janeiro e no dia 1 de Fevereiro de 2009 pelas 14h30h.