sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Workshop de Contacto-Improvisação - Porto

Orientado por Ka Rustler
Datas: 14 a 17 de Fevereiro, das 10H00 às 14H00 (total de 16H00)

Local: CACE Cultural do Porto, Rua do Freixo, 1071
Preço: 75€
Destinatários: interessados na técnica

Sinopse:
Qualidades em mudança
A arte do Contacto-Improvisação é a capacidade de conjugar impulsos internos e externos, permanecendo flexível e continuando a dançar a nossa própria dança. A arte do Body-Mind Centering dá-nos a capacidade de tomar decisões.
Enquanto dançamos e nos movemos, estamos constantemente a receber informação dos nossos mundos interiores e exteriores. A forma como a percebemos, filtramos, rejeitamos, usamos e aceitamos tem uma importante influência sobre a nossa composição instantânea.
Nestes quatro dias vamos explorar os diferentes sistemas no nosso corpo e a sua influência no relacionamento emocional, cognitivo e físico na nossa dança.
Dançar partindo dos ossos como uma estrutura de suporte articula-nos, esculpindo e criando uma forma no espaço. Os fluidos são o sistema de transporte do nosso corpo e combinam a dinâmica do fluxo, do repouso e da actividade. Os órgãos proporcionam-nos uma sensação de peso, densidade e volume. Com a influência endócrina, deslocamo-nos entre a quietude e a explosão, cristalizando a presença e a energia.
Vamos aprender a combinar e escolher conscientemente diferentes estados, expandindo e aprofundando a nossa intuição, clareza e criatividade de movimento. Desenvolver capacidades físicas e mentais que fazem o nosso potencial e expressão mudar dentro da nossa matriz de movimento.
O corpo será mentalizado e a mente corporizada.

Nota biográfica de Ka Rustler:
Dançarina, performer e professora, Ka Rustler trabalha em dança desde 1965. Partiu da ginástica e da dança clássica ginasta, continuou a sua formação na Theatre School for New Dance Development, Amesterdão, onde trabalhou com pioneiros na área da Improvisação e Performance, como Jan Fabre, Julyen Hamilton, Lisa Nelson, R. Charlip, D. Lepkoff, M. Paludan, N. Topf e N. Stark Smith. O seu interesse pelo funcionamento do corpo e pelo padrão de movimento levou-a até aos E.U.A. onde foi bolseira na School for Body-Mind Centering com Bonnie Bainbridge Cohen. Lá estudou o sistema de movimento fisiológico e de desenvolvimento básico. Ao longo de 25 anos Ka tem sido um dos principais membros da Tanzfabrik Berlin e co-organizadora de festivais de ECITE e CI. Integrar o corpo e a mente e aceder a uma fonte de inteligência orgânica permanece a grande influência e investigação nos trabalhos que tem em curso.Actuou e colaborou com muitos artistas de renome da dança incluindo Nien-Marie Chatz, Dieter Heitkamp, Kurt Koegel, Steve Paxton, Lisa Schmid, C. Aiken, R. Chung, D. Hurwith, S. Maher, K. Simson, B. Voorham e C. Zerbey. É fundadora do Institute for Body, Mind and Dance em Berlim.

Transportes:
Metro: Campanhã
STCP: 205 e 400 (paragem: EDP)

Mais informações e inscrições:

Cláudia Santos225 189 157 939 482 601
c.santos@circolando.com www.circolando.com

Apoio: IEFPA Circolando é uma estrutura financiada pelo Ministério da Cultura / Direcção Geral das Artes