quarta-feira, 28 de abril de 2010

Workshops FATAL 2010 - Lisboa

"Traduzir Teatro: Especificidades e Desafios"
11 e 12 de Maio de 2010, das 14h às 18h
Sala de Conferências da Reitoria
Por Manuela Carvalho e Daniela Di Pasquale

Este workshop propõe uma abordagem da tradução de e para teatro, considerando a escolha de estratégias de tradução associadas quer à enunciação do texto em cena, quer à sua leitura, quer ao seu contexto de recepção.

O workshop será dividido em duas partes: introdução aos tópicos da tradução teatral e oficina da tradução.

Programa
1) O primeiro dia, partindo de uma reflexão em torno de questões teóricas específicas da tradução teatral, onde se cruzam sistemas culturais diversos - o literário e o teatral, serão apresentados e comentados alguns estudos de caso emblemáticos, que ilustram a multiplicidade de formas discursivas do texto de partida e as soluções encontradas nos textos de chegada, assim como as questões dramatúrgicas e referências culturais que colocam vários desafios aos tradutores dos textos em causa;

2) O segundo dia será dedicado à aplicação prática dos tópicos discutidos no dia anterior através da tradução colectiva de um excerto do texto de John Arden, Sergeant Musgrave's Dance (1959). O trabalho prático passará também pelo confronto e debate sobre as várias hipóteses de tradução.

Texto: John Arden, Serjeant Musgrave's Dance, Londres: Methuen, 1973.
Preço: 30 euros por pessoa;
Número máximo de pessoas: 20.
Inscrições* até ao dia 10 de Maio, segunda-feira.

*As inscrições só são válidas após pagamento na Fundação da Universidade de Lisboa, através da Divisão Cultural do Departamento de Relações Externas da Reitoria da Universidade de Lisboa. Para mais informações: +351 210 113 406 ou fatal@reitoria.ul.pt.


Workshop de Dramaturgia
11 a 13 de Maio 2010, das 9h às 13h
Goethe Institut
Por Vera San Payo de Lemos

Partindo do estudo da evolução do conceito de dramaturgia (da Poética de Aristóteles à Dramaturgia de Hamburgo de Lessing, do teatro épico de Brecht ao teatro pós-dramático e à performance), serão analisados textos e realizadas tarefas que exemplificam a diversidade das práticas de dramaturgia como a escrita de versões e adaptações cénicas, a análise dramatúrgica ou o trabalho de pesquisa para a elaboração de materiais de acompanhamento e divulgação do espectáculo.

Os objectivos deste workshop passam por conhecer o conceito de dramaturgia e a diversidade das suas práticas, analisar diversas práticas dramatúrgicas e os seus pressupostos estéticos e realizar tarefas nesta área.

Programa
1. Estudo da evolução do conceito de dramaturgia (Aristóteles, Lessing, Brecht, teatro pós-dramático, performance). Análise de cenas de Antígona de Sófocles e de Antígona de Brecht.

2. Estudo de O Ginjal de Tchekov (técnicas de análise dramatúrgica, trabalho de pesquisa, elaboração de materiais). Análise de exemplos de versões cénicas de diversas peças.

3. Estudo de exemplos de teatro pós-dramático. Apresentação de tarefas realizadas pelos participantes na área da dramaturgia.

Nota Biográfica
Vera San Payo de Lemos
Licenciada em Estudos Germanísticos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Vera San Payo de Lemos tem colaborado como tradutora e dramaturgista, sobretudo com o encenador João Lourenço, na encenação de peças de Bertolt Brecht, Botho Strauss, Tankred Dorst, Werner Schwab, Urs Widmer, Bernard-Marie Koltès, Sam Shepard, David Mamet, Conor McPherson, Athol Fugard, entre outros autores, e em espectáculos musicais de Brecht/Weill e Stephen Sondheim, apresentados no Teatro Aberto, Teatro Nacional de São Carlos e Teatro Nacional D. Maria II.
Escreveu, com João Lourenço e José Fanha, Ubu Português, 2002 Odisseia no Terreiro do Paço (1984) e O Mar é Azul, Azul (1998). Publicou diversos artigos sobre teatro, sobretudo nos programas dos espectáculos em que colaborou e colabora na tradução e coordenação da edição do Teatro de Bertolt Brecht.

Preço: 30 euros por pessoa;
Número máximo de pessoas: 20.
Inscrições* até ao dia 10 de Maio, segunda-feira.

*As inscrições só são válidas após pagamento na Fundação da Universidade de Lisboa, através da Divisão Cultural do Departamento de Relações Externas da Reitoria da Universidade de Lisboa. Para mais informações: +351 210 113 406 ou fatal@reitoria.ul.pt.