quarta-feira, 28 de abril de 2010

Espectáculo/Oficina: A Terra dos Imaginadores

projecto educativo
espectáculo/oficina

Cláudia Andrade, Maria de Vasconcelos, Fernando Mota e Joana Patrício
A Terra dos Imaginadores
sexta 7 e sábado 8 de Maio
sexta às 10h e sábado às 16h

Sala de Ensaios
dos 6 aos 12 anos
Crianças 2,5€ | Adultos 5€

Um espectáculo/oficina onde as crianças são desafiadas a habitar um mundo poético, desempenhando um papel activo no desenrolar da história. Duas actrizes partem com o público para um mundo imaginário onde as ideias fazem dos nossos braços escorregas. As crianças percorrem territórios que as levam a tomar posições e reflectir sobre o medo e a capacidade de imaginar, de inventar, de criar soluções.

Cláudia Andrade é actriz desde 1993. Enquanto intérprete trabalhou já com vários criadores. O seu mais recente trabalho foi “Ela uma vez”, na qual concebido e interpretado por si. Na área pedagógica, leccionou a disciplina de áreas de expressão no curso de animação sócio-cultural na Escola Profisisonal de Tondela e colabora frequentemente com o Serviço Educativo da Culturgest.

Desde 1994 que Fernando Mota compõe e interpreta música para teatro, tendo trabalhado com diversas companhias e encenadores e tendo sido também galardoado com vários prémios. Enquanto multi-instrumentista, tem explorado instrumentos tradicionais, a construção de instrumentos e a manipulação sonora através da electroacústica e da informática. Na área da formação, colaborou já com a ESTAL, o CCB, o Centro Infantil Helen Keller, entre outros.

Joana Patrício é artista plástica com exposições individuais e colectivas desde 1992. Concebeu e realizou instalações cénicas. É psicóloga clínica especializada em protecção de menores, mantendo-se, simultaneamente, muito ligada à expressão artística. Juntamente com Maria João concebe plasticamente o espectáculo “Ela uma vez”, sendo também criadora da animação no espectáculo.

Maria de Vasconcelos começou a fazer teatro em 2000 com António Rama. Desde então trabalhou com vários outros criadores e encenadores e intensificou a sua formação em interpretação. Em 2006 e 2007 colaborou em projectos de Educação Artística e de Teatro e Comunidade com escolas primárias, estabelecimentos prisionais, entre outros.

a partir de um conto de Joana Patrício
concepção e interpretação Cláudia Andrade e Maria de Vasconcelos
espaço sonoro Fernando Mota
espaço cénico Joana Patrício
co-produção com o CPA (Centro de Pedagogia e Animação do CCB)
produção Próxima Estação Associação Cultural