quarta-feira, 28 de abril de 2010

Workshops: Marionetas - Montemor-o-Novo

WORKSHOP DE MANIPULAÇÃO DE MARIONETAS
Data: 8, 9 e 11 de Junho 2010
Nº total de horas: 9h (3h/dia)
Horário: Das 21h às 24h
Destinatários: Jovens adultos pós laboral
Proposta de formação:
A manipulação, incide sobre a técnica de luva tradicional e técnica mista de luva e varetas, fios, sombras, essencialmente uma vertente técnica, e o trabalho de marionetista (manipulador), incidindo sobre aspectos genéricos do teatro, em termos de expressão dramática, e aspectos particulares da manipulação de marionetas, especificamente a manipulação das técnicas sobre as quais incidiu a vertente de construção. Não se pretende no entanto formar actores/manipuladores, uma vez que tal não seria possível, mas sim transmitir àqueles que de alguma forma se interessam pelo fenómeno da marioneta (quer por circunstâncias profissionais, quer por mera curiosidade ou interesse) os conhecimentos técnicos, por um lado, que lhes permitam por moto próprio desenvolver as suas capacidades enquanto construtores de marionetas e por outro lado o contacto com os rudimentos básicos do trabalho de marionetista ou manipulador, que lhes permitam adquirir a capacidade de animar objectos inanimados.

WORKSHOP DE CONSTRUÇÃO DE MARIONETAS
Data: 8, 9 e 11 de Junho 2010
Nº total de horas: 9h
Horário: Turnos de manhã - Das 10h as 13h
Destinatários: jovens entre os 10 e os 15 anos
Formadores: S. A. Marionetas (Alcobaça)
Proposta de formação:
1. Construção de 3 marionetas diferentes: 1 de luva (meia), 1 de fios (básica), 1 de esponja (técnica de luva);
2. Pequena encenação, com base numa história tradicional ou conto local, com as marionetas resultantes e apresentação ao público (cerca de 15/20 minutos). Os objectivos de uma acção de formação deste tipo podem dividir-se em duas partes igualmente importantes: a construção e a manipulação, que incidem sobre a técnica de luva tradicional e técnica mista de luva e varetas, essencialmente uma vertente técnica, e o trabalho de marionetista (manipulador), incidindo portanto sobre aspectos genéricos do teatro, em termos de expressão dramática, e aspectos particulares da manipulação de marionetas, especificamente a manipulação das técnicas sobre as quais incidiu a vertente de construção. Não se pretende no entanto formar actores/manipuladores, uma vez que tal não seria possível, mas sim transmitir àqueles que de alguma forma se interessam pelo fenómeno da marioneta (quer por circunstâncias profissionais, quer por mera curiosidade ou interesse) os conhecimentos técnicos, por um lado, que lhes permitam por moto próprio desenvolver as suas capacidades enquanto construtores de marionetas e por outro lado o contacto com os rudimentos básicos do trabalho de marionetista ou manipulador, que lhes permitam adquirir a capacidade de animar objectos inanimados.

S.A. Marionetas – Teatro & Bonecos
Tem como objectivos promover e divulgar o Teatro de Marionetas em particular, e o Teatro em geral. Nessa perspectiva, o seu trabalho pode dividir - se em duas vertentes principais: a investigação e a procura de novas soluções estéticas para o Teatro de Marionetas por um lado, e por outro, a criação de espectáculos para a infância. Em ambos os casos, privilegia-se a itinerância dos espectáculos como melhor forma de divulgar a arte da marioneta. Desde a sua criação até ao presente momento, o grupo desenvolve actividades de animação cultural, nomeadamente animação de leitura, e realiza ainda acções de formação na área do Teatro e do Teatro de Marionetas.

Para mais informações e Inscrições
Alma d’Arame
E-mail: almadarame@gmail.com
Direcção de Produção 917349061
Direcção Artística 964762042