sexta-feira, 23 de abril de 2010

Corpus lab Sessão Aberta - Lisboa

Gala-me convida-o para uma sessão Corpus Lab no dia 29 de Abril na Fábrica de Prata, Lisboa
 
Corpus lab
Sessão Aberta

Corpus Lab pretende contribuir para o desenvolvimento dos conhecimentos técnicos na área da dança contemporânea de uma forma regular. Será um treino semanal para todos aqueles que se interessam pelas artes do corpo.

[Técnica Release]
Começando no solo e partindo progressivamente para movimento amplo no espaço.
A ideia central da aula é a conexão do bailarino com o solo e desenvolver a capacidade de direccionar energia conscientemente pelas diferentes articulações e membros do corpo, aumentando assim a capacidade e alcance do movimento no espaço. Trabalharemos e daremos especial atenção ao ir e sair para o solo de uma maneira fácil e ágil; e daqui encontrar suporte para movimento na vertical.
Através  de movimentos padronizados trabalharemos diferentes aspectos: a oposição no corpo, mudança de peso e ainda a conexão entre extremidades e centro do corpo.
Mais tarde, investigaremos através de sequências de movimento, formas mais complexas de movimentação, envolvendo: quedas, espirais, posições invertidas, formas de movimentação acrobáticas e movimento amplo vertical pelo espaço.
Estudaremos a suspensão do corpo na vertical, saltos, contruindo capacidade de explosividade e tónus que permitam essa suspensão.
Desenvolveremos a retenção (memória) de movimento através de sequências e frases que serão repetidas ao longo destas sessões.
As aulas serão leccionadas em português ou inglês.

Formadora Vania Gala
Vânia Gala é angolano-portuguesa. Completa a sua licenciatura em dança em 1999 na E.D.D.C. (European Dance Development Center) - Arnhem. Colabora como intérprete com os Les ballets C. de La B. - Koen Augustijnen e Christine De Smedt, Constanza Macras, Nationale Scene - Bergen, Morten Traavik, Kompani B.Valiente, entre outros.
Automatic Id (AID) trabalho da sua autoria foi apresentado em Portugal, Noruega, Alemanha, Federação Russa, Reino Unido, Angola e Irlanda e foi premiado com "Best Female Performance Award" no Dublin Fringe Festival. O mesmo trabalho foi apresentado no The Place Theater e na Trienal de Luanda, Angola. Em 2007 apresenta performance no Pavilhão Africano na Bienal de Veneza e em 2008 estrearia MiamiLuanda, em coprodução com o Teatro Académico Gil Vicente. MiamiLuanda apresentou-se na Plataforma Portuguesa de Artes Performativas no Espaço do Tempo.
8º10’30” o seu último trabalho foi apresentado no Teatro Académico Gil Vicente e Centro Cultural de Belém.
Desde 2000 que ensina regularmente dança a profissionais, nomeadamente, Prof i – Tanzer
training Tanzfabrik, k77 Studios ambos em Berlim, Companhia de Dança de Almada, Gratis
D. Trening GDT – Bergen e Oslo, Nairobi Goethe Institute.
Em 2006 inicia o projecto de formação Semana(d)ança em colaboração com o Teatro
Académico de Gil Vicente. Já em 2009 o projecto de formação amplia-se e renova-se com o Corpus lab.

Laboratório
SESSÃO ABERTA
Dia 29 Abril '10
19:30-21:00 Aula Técnica Contemporânea

Informações:
Gala-me
Email Gala-me@hotmail.co.uk
Telf: 00351 912165226

Local
Fábrica Braço de Prata
Rua da Fábrica do Material de Guerra, nº1,
Lisboa (em frente aos Correios do Poço do Bispo)
Autocarro 28
 
Organização
Gala-me
A Associação Cultural Gala-me Produções, foi fundada com intuito de promover actividades na área da dança. Para além do Festival Coimbra-[d], da Semana[d]ança - um evento mensal na área da formação em dança -o Gala-me pretende criar e produzir espectáculos tanto em Portugal como no estrangeiro. Esta plataforma-estrutura permitirá ainda uma maior agilidade na itinerância dos projectos de Vânia Gala e consolidar o seu percurso coreográfico.