quarta-feira, 14 de abril de 2010

Mudança de datas! - Workshops Naked King Theatre - Lisboa

Por razões incontornáveis, o Nível I foi adiado para o fim de semana de 17 e 18, enquanto que o Nível II será reposto em Julho, em data a determinar.

Naked King Workshops

Lisboa - 17 e 18 de Abril (Nível I - 14 horas), das 10h às 18h na Central Tejo (Espaço da Operação Nariz Vermelho)

Um trabalho sobre a presença em cena assente no uso de toda a energia e entusiasmo de cada actor, na sua capacidade em aceitar a incerteza e imprevisibilidade, e na humanidade ao mostrar o que lhe acontece nesse processo.
Nos exercícios que propomos, tal como acontece perante um público, ter um objectivo simples e entusiasmante ou envolver-se completamente num jogo com outro actor são a melhor forma de não nos fecharmos em noções como "acreditar", "sentir" ou ter "boas ideias", realidades psicológicas e internas, que deixam o actor "fora de jogo".
Um convite a deixar de lado as personas que mantêm o actor num registo previsível e a abordar o trabalho teatral de uma forma revigorante.

OBJECTIVOS
.Desenvolver a entrega e a liberdade num palco através do prazer em acções e jogos simples e claros.
.Encontrar a presença única e o magnetismo de cada perfomer.
.Treinar a capacidade de agir sem certeza e de evitar o discurso interno e psicológico.
.Cada caso será trabalho de forma específica.

PROGRAMA
Nível I
1º dia: Exploração dos princípios que sustentam o nosso trabalho: o Jogo de Cena, Cumplicidade, Ponto Fixo, Major/Minor, Impulso e espontaneidade, através de jogos e exercícios que resgatarão o prazer inato e pessoal próximo do que é sentido por uma criança. Progressivamente, esses jogos darão lugar a exercícios de improvisação, partindo sempre do mesmo instinto lúdico. Neste primeiro dia, o foco está em abrir-se ao uso do próprio prazer e impulso de jogo, tomando consciência das forças contrárias – a inércia e o medo - e decidindo cruzar a linha do conhecido e seguro.
2º dia: Exercícios e improvisações que possibilitarão aos participantes continuar o trabalho a partir do prazer e do jogo em cena. Exercícios de envolvimento em jogos claros com um parceiro. Trabalharemos especificamente ainda a voz, o olhar, a relação de status, e o coro para impulsionar o actor a sair da sua zona de conforto e do discurso psicológico.

FORMADORES
JAIME MEARS nasceu em Sydney em 1981 e reside desde 2008 em Paris, onde estuda na École Philippe Gaulier. Membro fundador do Naked King Theatre, em 2009. É licenciada pelo prestigiado National Institute of Dramatic Art NIDA (2002). Actuou em várias produções da The Sydney Theatre Company STC, uma das companhias de referência do teatro na Australia. No âmbito do programa para escolas dessa companhia, ensinou e encenou também várias produções. Participou nos workshops do UK Shared Experience Company e da Compagnie Philippe Genty. Participou em várias séries televisivas, destacando-se All Saints, McLouds Daughthers e Home and Away. É professora no Open Program do instituto NIDA, que oferece cursos intensivos especializados em teatro, cinema e voz.

PEDRO FABIÃO nasceu no Porto em 1981. Desde 2008 reside em Paris e estuda na École Philippe Gaulier. Licenciou-se em Psicologia mas desde sempre dedicou mais tempo ao teatro do que aos estudos académicos. Fez o curso de formação de actores do CITAC, participou em mais de uma dúzia de produções no CITAC, Teatro do Morcego (Coimbra) e Companhia Alter-Lego, de que é fundador. Foi dirigido por Paulo Castro, Sergio Claramunt, Marcantonio Del Carlo, entre outros. Recebeu formação de Carmem Paternostro, José de Abreu Fonseca, Volker Quandt, Denis Bernard, Gabriel Chame Buendia, Koldovico Vio, Nicolas Bernard, Luisa Sanchez Gaillard, Robert Steijn, Ângela de Castro, Nuno Pino Custódio, Ami Hattab. Membro fundador do Naked King Theatre, em 2009. Orienta workshops de teatro e clown desde 2006.

Número de participantes: 8 a 16
Custo - 50€
Idioma: Português e Inglês
Inscrições: nakedkingtheatre@gmail.com