quarta-feira, 14 de abril de 2010

Workshop: Sistemas Interactivos para Performance - Lisboa

Workshops FATAL Outras Cenas
Sistemas Interactivos para Performance

27, 28 e 30 de Abril, 4 e 5 de Maio de 2010 | 19 horas às 22 horas
Sala de Conferências, Reitoria da Universidade de Lisboa

Neste workshop serão ensinadas técnicas e metodologias para a criação de sistemas interactivos aplicados à performance. Os participantes irão aprender a fazer diferentes análises dos performers em ambientes de palco e a traduzir essa informação em animações interactivas.

Os participantes deverão trazer o seu próprio computador e, de preferência, uma webcam.

Programa
Captação de imagem em ambientes pouco iluminados (luzes IR);
Adaptação de câmaras para captação de luz infravermelha;
Análise dos performers: detecção de caras, detecção de silhueta e análise de movimento;
Criação de animações baseadas em análise dos performers;
Criação de animações baseadas em análise sonora.

Coordenação de Rui Madeira
Rui Madeira é um designer computacional independente que cria e desenvolve ambientes interactivos únicos e lúdicos. Os seus trabalhos nascem da intersecção de diferentes disciplinas incluindo ilustração, animação e design de interacção. Ao usar linguagens de programação como alicerce para o seu trabalho constroi sistemas específicos e adaptáveis que fogem das limitações das ferramentas tradicionais. Isto permite a criação de instalações surpreendentes e inovadoras onde visuais ilustrativos interagem com meios que variam desde interfaces fisicos a sistemas de visão por computador.
Participou em diversos projectos tanto a solo como colaborativos incluindo performances e concertos interactivos, visualizações generativas em tempo real e instalações interactivas. Já realizou trabalhos para London College of Fashion, Centro Cultural de Belém, Pavilhão do Conhecimento, Fundação Portuguesa das Comunicações, Moda Lisboa, Camara Municipal de Almada, Companhia Nacional de Bailado, Monstra: Festival de Animação, entre outros. As suas colaborações incluem Rui Horta, Micro Audio Waves, André Gonçalves, NearInteraction, Guilherme Martins e O Cubo.

Inscrições* até segunda-feira, 26 de Abril de 2010
50 € por pessoa, limite máximo de formandos = 20 pessoas.
Tel.: +351 210 113 406 fatal@reitoria.ul.pt

*A inscrição só é considerada válida após o pagamento na Fundação da Universidade de Lisboa (através da Divisão Cultural do DRE), Reitoria da Universidade de Lisboa.

Organização
Reitoria da Universidade de Lisboa e Associação Cultural O (Elemento) Indesejado