sexta-feira, 11 de junho de 2010

Workshop: Realidade Aumentada - Lisboa

WORKSHOP RESTART
REALIDADE AUMENTADA
Formador | TIAGO BILOU
19, 20 e 26 de Junho

O que é a Realidade Aumentada? Qual a sua funcionalidade e utilidade no dia-a-dia? Como se cria e processa?

A Realidade Aumentada deixou de ser ficção, é já uma ferramenta real utilizada para as mais variadas aplicações de diversas formas, sendo utilizado tanto em computadores, como consolas e smart phones. O principio base rege-se em visualizar, via webcam, um marcador, símbolo que a câmara reconhece como um código que o permite aceder a conteúdo de Realidade Aumentada, na net.

Para melhor compreender e experimentar, a Restart desenvolveu uma pequena aplicação para aceder a realidade aumentada, consulta o link em baixo e segue os passos que te vão aparecer. Imprime a marca (neste caso é o logo Restart), liga a webcam do teu computador e coloca a imagem em frente à câmara, vê o resultado.

http://granny.homelinux.org/RestartAR/Main.swf

Para os que não tem Webcam no pc fica aqui o resultado visionado no ecrã do computador:

A Realidade Aumentada está cada vez mais implicita na realidade diária. Embora seja um conceito conhecido por poucos, a sua aplicação no quotidiano começa a ser feita cada vez com mais frequência, e a sua utilidade e eficácia começa a ser percebida por marketters e agências que vêem agora na realidade aumentada uma inovadora e cativante forma de criar campanhas publicitárias.

Um bom exemplo de uma campanha foi a criada para o filme "District 9".
No site oficial do filme está disponível o simulador de um jogo em que o utilizador é convidado a imprimir o logo fornecido do "District 9" e a colocá-lo em frente à sua webcam. Surge no ecrã, para além da imagem filmada pela câmara, uma imagem 3d de um soldado armado que fará diversos movimentos de acordo com os que o utilizador pretender.

Mas a utilidade da Realidade aumentada não fica por aqui. Estão a ser criadas aplicações para o telemóvel que permitem que quando captada a imagem de uma paisagem envolvente sejam indicadas ao casas disponíveis para arrendar, os restaurantes mais populares, as melhores lojas e ainda os pontos turísticos mais importantes.

Em Portugal temos o exemplo da DIF, revista de cultura urbana, que no número de Maio disponibilizou uma série de aplicações de Realidade Aumentada, quer da própria revista, como de anunciantes. Desta forma demarcou-se como o primeiro media português a acompanhar e utilizar esta nova tendência tecnológica.

A Realidade Aumentada (RA) é uma linha de pesquisa dentro da computação que lida com integração do mundo real e elementos virtuais ou dados criados pelo computador.
Actualmente, a maior parte das pesquisas em RA está ligada ao uso de vídeos transmitidos ao vivo, que são digitalmente processados e “ampliados” pela adição de gráficos criados pelo computador. Pesquisas avançadas incluem uso de rastreamento de dados em movimento, reconhecimento de marcadores confiáveis utilizando mecanismos de visão, e a construção de ambientes controlados contendo um número de sensores e actuadores.

OBJECTIVOS
A Realidade Aumentada (RA) têm vindo a crescer rapidamente e a sua presença está a tornar-se cada vez mais ubíqua. Este workshop pretende que os participantes tomem contacto com a Realidade Aumentada, compreendam o que é, para que serve e de que forma a poderão utilizar no futuro. No final do workshop os participantes deverão conseguir criar uma aplicação de RA utilizando as ferramentas FLARToolkit, Papervision e Actionscript.

PÚBLICO ALVO
Estudantes, artistas gráficos, designers ou curiosos com conhecimentos mínimos de programação e interessados na visualização de objectos/animações 3D no mundo real (uma vez que a tecnologia ainda é recente é obrigatório algum conhecimento de programação para se conseguirem desenvolver as aplicações).

CONTEÚDOS
Quando falamos em realidade aumentada, referimo-nos a um sistema que combina elementos virtuais com elementos reais, criando interactividade entre ambos e com processamento em tempo real.
- Estado da Arte da Realidade Aumentada. Realidade Aumentada vs Realidade Virtual. Quais os diferentes tipos de dispositivos necessários para criar RA. Onde é que a RA está a ser utilizada hoje. Quais os campos de aplicação da RA.
- Marcas vs Sensores. Como funcionam as marcas. Diferentes tipos de marcas. QR codes.
- RA Móvel. Realidade Aumentada no telemóvel.
- ARToolkit. A biblioteca gráfica que detecta marcas. FLARToolkit, implementação do ARToolkit em Actionscript que permite criar aplicações RA para a web.

FORMADOR
Tiago Bilou
Programador de aplicações interactivas na YDreams, licenciou-se em Engenharia Informática na Universidade de Évora, tirando mais tarde um mestrado na área da Realidade Aumentada, com uma tese sobre o "Miradouro Virtual", uma aplicação de Realidade Aumentada desenvolvida pela YDreams.

LINKS
http://pt.wikipedia.org/wiki/Realidade_aumentada
http://www.joaogoncalves.net
http://www.brainstorm9.com.br
http://www.hitl.washington.edu/artoolkit/

HORÁRIO
10:00 - 13:00
14:00 - 19:00
(16 horas)

VAGAS
16 Participantes
(mínimo 10)

PREÇO
Inscrições 50€
Geral +170€
comunidade restart: 20% desconto
Parceiros restart: 10% desconto
dois workshops: 15% desconto no 2º workshop
(descontos não acumuláveis e aplicáveis apenas ao valor “Geral”)
Pagamento integral até à primeira semana antes do início.

+ informações
Telefone| 21.3609450
e-mail | info@restart.pt
http://www.restart.pt

RESTART
Rua da Quinta do Almargem, nº 10
Belém