Improvisação com VIEWPOINTS
com Joana Pupo e o Grupo Ready Made
COIMBRA
[22, 23, 29 e 30 Outubro]
Sábados e Domingos, das 14h às 19h30
PREÇO: 40€ (-25% estudantes)
LOTAÇÃO: 20 pessoas
ONDE: Teatro de Bolso do TEUC e teatro-estúdio do CITAC,
QUEM: artistas e estudantes interessados em performance teatral
INSCRIÇÃO e informação: joanapupo@gmail.com
PROGRAMA
[22-23 Outubro] Iniciação ao Treino com Viewpoints;
[29, 30 Outubro] Improvisação com o Grupo Ready Made;
[Domingo, 30 Outubro] Jam aberta ao público a partir das 18h30.
VIEWPOINTS
É uma técnica de improvisação que cresceu no mundo da dança pós-moderna. Começou por ser articulado pela coreógrafa Mary Overlie que dobrou os dois temas dominantes do trabalho em cena - tempo e espaço - em seis categorias. E chamou a esse trabalho The Six Viewpoints. Desde então, a encenadora Anne Bogart e a SITI Company de Nova Iorque, expandiram este método, adaptando-o para actores. Os Viewpoints, ou Pontos de Vista Cénicos, permitem a um grupo de actores funcionar juntos de forma espontânea e intuitiva e gerar material teatral corajoso, de forma rápida. Desenvolve a flexibilidade, articulação e a força do movimento e transforma o jogo cénico colectivo numa realidade possível.
FORMADORA: JOANA PUPO
Inicia formação teatral no TEUC. Formada em Teatro, pelo Estúdio Nancy-Tuñon (Barcelona) e em Filosofia, pela Universidade Nova de Lisboa. A terminar o Mestrado em Teatro e Artes Performativas, na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa. Selecionada para a Nouvelle Ecole des Maîtres em 2005, trabalha com Carlo Cecchi no Teatro Stabile delle Marche e de novo na Ecole des Maitres como assistente de Pippo Delbono e Enrique Diaz. Segue o treino de Suzuki e Viewpoints com a SITI Company em Nova Iorque, desde 2010. Cria, em colaboração: A Fuga de Wang-fô (desde 2006), emacigarramento (2009) e A Time For Time (2011). Como atriz, realça o trabalho com: José Neves, Rogério de Carvalho, Jordi Oliver, João Grosso, Carlos J. Pessoa (Relvinha Cbr_X), Artistas Unidos, Félix Ritter e Marta Pisco, Companhia Inestética e Marionet. Desenvolve actividades pedagógicas e de pesquisa com Mocamfe-Tempo Livre, Guida Rainha, Madalena Victorino, ESTAL e CEM.
GRUPO READY MADE
O Grupo Ready Made (GRM) é um grupo de improvisação e pesquisa cénica. Parte de uma partilha horizontal de métodos de trabalho, entre artistas de várias áreas, articulados na criação/improvisação pelo método Viewpoints.
O GRM arranca no Outono de 2011, para um período de pesquisa e partilha, que pretende chegar a três cidades [Lisboa, Coimbra e Porto] e suas comunidades artísticas, através da realização de Workshop e sessões abertas de improvisação.
Colaboradores:
Benedetta Maxia (bailarina), Catarina Santana (atriz), Gilberto Oliveira (ator), Hélder Wasterlain (dramaturgo), Joana Gama (pianista), Joana Pinho Neves (designer), Joana Pupo (atriz), Letícia Liesenfeld (actriz), Margarida Vasconcelos (cantora, atriz), Mariana Lemos (bailarina), Marta Celorico (atriz), Marco Paiva (actor), Martha Cardozo Garcia (bailarina), Nádia Santos (atriz), Ricardo Correia (ator), Ricardo Trindade (ator), Rute Esteves (bailarina).