segunda-feira, 2 de abril de 2012

Workshop: Principios que Retornam

CAMPO DA PRÉ-EXPRESSIVIDADE
EUGÊNIO BARBA

Várias pedagogias do teatro vem sugerir a desconstrução do “corpo cotidiano”, entendido como um “corpo automatizado”, e a construção de um “corpo em vida”, um “corpo dilatado”, um “corpo cênico”, um “corpo orgânico”, um “corpo extracotidiano”, como estratégia fundamental para se atingir uma certa eficácia comunicativa. Essa questão refere-se ao corpo do ator e ao seu “estado de presença”, fundamental na cena e no processo de criação.

A autodisciplina, o vigor, o exercício, dentro de um treinamento especifico e contínuo, vai possibilitar ao ator superar essa mecanicidade presente na vida cotidiana, distanciando-o do natural, do espontâneo, no sentido de não representar a si mesmo, de não parecer a si mesmo, libertando-o dos automatismos e reflexos com os quais ele está acostumado.

FORMADOR:
Klaas Kleber
Ator, Encenador, Arte-educador , Licenciado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP/Brasil. Mestrando em Teatro – Artes Performativas/Teatro do Movimento – pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa – ESTC/Portugal. Sempre vinculado a projetos de grande importância artística e destaque social vem realizando, no decorrer de sua carreira, um efetivo trabalho com atores amadores e profissionais, companhias teatrais e professores da rede de ensino (cursos de formação, festivais, mostras teatrais, projetos de caráter artístico social).

Período: 16 a 20 de abril
Carga horária: 15h/aula
Horário: 15h às 18h (2ª a 6ª feira)
Vagas: 20 alunos
Inscrição: 30 euros
Local: Bairro Alto

Contato:
mail: kkarlequim@bol.com.br
Tel: 964156592