segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Treinamento de Ator - Campo da Pré-Expressividade - Lisboa

Várias pedagogias do teatro vem sugerir a desconstrução do “corpo cotidiano”, entendido como um “corpo automatizado”, e a construção de um “corpo em vida”, um “corpo dilatado”, um “corpo cênico”, um “corpo orgânico”, um “corpo extracotidiano”, como estratégia fundamental para se atingir uma certa eficácia comunicativa.  Essa questão refere-se ao corpo do ator e ao seu “estado de presença”, fundamental na cena e no processo de criação.

A autodisciplina, o vigor, o exercício, dentro de um treinamento especifico e contínuo, vai possibilitar ao ator superar essa mecanicidade presente na vida cotidiana, distanciando-o do natural, do espontâneo, no sentido de não representar a si mesmo, de não parecer a si mesmo, libertando-o dos automatismos e reflexos com os quais ele está acostumado.

OBJETIVO
Estudo do comportamento cênico pré-expressivo que se encontra na base dos diversos gêneros, estilos e papéis das tradições pessoais e coletivas das artes cênicas -  à luz das t eorias de E. Barba.

CONTEÚDOS
1.      corpo extracotidiano - O corpo cênico
2.      Equilíbrio instável - O andar em cena
3.      A expectativa constante - um estado de alerta
4.      Princípio das oposições
5.      Energia
6.      Simplificação - Absorção - Redução

PÚBLICO ALVO: Atores, bailarinos, interessados em geral
LOCAL: Centro de Lisboa
DATA: 20 a 23 de agosto - 12 horas/aula
HORÁRIO: tarde (15 às 18h)  ou  pós-laboral (19 às 22h)
CUSTO: €60
INSCRIÇÃO: kkarlequim@bol.com.br ou Tel: 964156592/ 962992021

PROFESSOR:
KLAAS KLEBER
Ator, Encenador, Arte-educador , Licenciado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP/Brasil. Mestre em Teatro – Artes Performativas/Teatro do Movimento – pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa – ESTC/Portugal. Sempre vinculado a projetos de grande importância artística e destaque social vem realizando, no decorrer de sua carreira, um efetivo trabalho com atores amadores e profissionais, companhias teatrais e professores da rede de ensino (seminários, cursos de formação, festivais, mostras teatrais, projetos artísticos sociais, etc).