sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Workshop: Vídeo + Dança - Lisboa

22 a 28 Setembro 2012
 

Apresentação e objectivos
Em contexto prático procura‐se abordar de um ponto de vista queer o conceito de família e comunidade, bem como as diversas identidades que nela coexistem, os limites da liberdade e do prazer, e a necessidade de reduzir os outros em função de uma identidade dominante.
Pretende‐se analisar a comunidade LGBT e outras comunidades e como elas se relacionam entre si e nos seus núcleos, tal como a capacidade que as várias identidades têm de criar novos tipos de relações. Contemplam‐se os participantes como parte integrante do processo criativo considerando‐se importante a identidade de cada um; desta forma, mais profunda será a analise quanto maior for a diversidade do grupo.
Este espaço é dedicado à exploração prática das capacidades interpretativas e criativas dos participantes, cruzando‐se os territórios da dança e do vídeo. Visa‐se promover as relações multidisciplinares, na perspectiva do intérprete, explorando‐se exercícios de dança criativa e de descontextualização de objectos através de movimento, bem como a introdução à prática de registo vídeo como plataforma de criação de narrativas.
Procura‐se a experimentação e obtenção de ferramentas de criação no âmbito artístico, dotando os participantes com linguagens intrínsecas às áreas em estudo, potencialmente uteis em outros contextos comunicacionais.
O processo criativo culminará numa apresentação pública.
 

Referências
Filmografia: The Garden de Derek Jarman; Bibliografia: Calígula de Albert Camus; O Banquete de Platão
Dário Pacheco
Nasceu em 1987, em Torres Vedras. Licenciado em Dança pela Escola Superior de Dança – Instituto Politécnico de Lisboa e é Técnico de Comunicação Social pelo curso tecnológico da Escola SEC. Madeira Torres. Actualmente lecciona na Escola Superior de Dança de Lisboa, onde produz um vídeo‐dança no âmbito de Projecto com alunos do 2º ano da licenciatura. Já leccionou na Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar, em Peniche e no Externato dos Primeiros Passos, em Torres Vedras como professor de Dança. Desde 2010, que tem desenvolvido o seu trabalho como Professor, coreógrafo, intérprete e realizador. Como intérprete fez parte da performance: “Bodies in Urban Spaces” de Willie Dorner no CCB e participou na quinzena Internacional de Dança de Almada com a peça “Time about Time” de Bruno Rodrigues. Como coreógrafo/intérprete destaca‐se a Performance “Sete” onde foi co‐criador e intérprete na Carpe Diem Centro de Arte e Pesquisa em Lisboa. Desde 2011 desenvolve projectos na área do vídeo‐dança e vídeo arte, como director e produtor, em colaboração com outros artistas.
www.allaboutdancez.blogspot.com
 

José Gonçalves
Nasceu em 1988, em Lisboa. Licenciou‐se em design no IADE (2010), com grande enfoque nas áreas visuais e multimédia. Em 2011 realizou um curso de auto‐edição nas Belas‐Artes de Lisboa pela Oficina do Cego. Participou na bienal de Design de Lisboa em 2011, Experimenta Design, com o livro de ilustração Homem Medo; em Dezembro do mesmo ano publicou o livro de fotografia Vale a Pena Viver e Morrer Aqui. Desde 2011 desenvolve projectos na área da vídeo‐dança e vídeo arte, como director e produtor, em colaboração com outros artistas. Em 2012 ingressou no Laboratorio de Video II na Ar.Co, centro de arte e comunicação visual de Lisboa. Actualmente lecciona na Escola Superior de Dança de Lisboa, onde produz um vídeo‐dança no âmbito de Projecto com alunos do 2º ano da licenciatura.
www.josegoncalves.org
 

Destinatários
Oficina de dança e vídeo para profissionais de artes performativas e não profissionais, maiores de 18.
 

Datas e horários (Setembro):
Sáb 22, Dom 23 | 14h00 – 18h00
Seg 24, Ter 25 | 16h00 – 20h00
Qua 26, Qui 27, Sex 28 | 18h00 – 20h00
Apresentação Sex 28 | 21h00
 

Língua:
O curso será leccionado em português e inglês (caso existam alunos que o requeiram)
 

Preços:
Formandos ≤ 25 anos: 40€
Formandos > 25 anos: 50€
 

Número de formandos:
O curso funcionará apenas com um número mínimo de 8 formandos.
 

Local:
Cinema São Jorge, Sala 2
Av. Liberdade 175, 1250‐141 Lisboa
 

Inscrições:
As inscrições podem ser feitas presencialmente no Espaço Queer Lisboa, localizado na Pensão Amor, ou via correio electrónico, para: info@queerlisboa.pt
Mais informações em: www.queerlisboa.pt