quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Workshop Penthesilia - Lisboa

TEATRO SÃO LUIZ

PARA 30 INTÉRPRETES COM MARTIM PEDROSO (ENCENAÇÃO) E EMANUELE SCIANNAMEA (COREOGRAFIA)

Penthesilia, dança solitária para uma heroína apaixonada é apresentada no São Luiz Teatro Municipal de 11 a 14 de Outubro de 2012, após estreia em Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura

A nova criação de Martim Pedroso revisita a Penthesilea de Heinrich von Kleist a três línguas (português, italiano e alemão). Explora a impossibilidade de encontro entre duas entidades culturais, assim como com os dois planos eternamente conflituais: o da razão e o da emoção, nomeadamente na figura da heroína que reúne diversas entidades, forças e contradições num mesmo corpo.

Em cena, soam as vozes de uma poderosa luta entre o belo e o terrível, a razão e a emoção, a sociedade e os afectos. A filosofia mistura-se com a poesia que se mistura com a psicologia, num espectáculo que sublinha, sobretudo, a evidência de que os homens dificilmente conseguirão resolver a sua relação com a liberdade. Parafraseando Óscar Wilde, é caso para se dizer ‘Each man kills the thing he loves’ [Todos os homens matam o que amam].

_____________________________________________

O trabalho sobre a tradição é o ponto de partida do workshop, em regime de voluntariado, que tem a duração de duas semanas, incluindo os ensaios e as apresentações. Orientado pelo encenador Martim Pedroso e pelo bailarino e coreógrafo Emanuele Sciannamea, o workshop convida os estudantes de teatro, dança, performance e música da cidade de Lisboa a participar num trabalho performativo intensivo focado no Coro de Amazonas e Gregos da obra.
-
DATAS/LOCAIS

30 set-7 out | espaço alkantara
2ª a 6ª – 19h-23h
sáb e dom – 10h-13h e 15h-19h

8-10 out | são luiz teatro municipal
ensaios técnicos e geral pós-laboral (horários a combinar)

11-14 out | são luiz teatro municipal
apresentações 5ª a sáb 22h, dom 17h30

INSCRIÇÃO
Os interessados deverão enviar uma fotografia e as seguintes informações até dia 31 Agosto 2012, através do e-mail joana.duarte@materiaisdiversos.com:

1. Nome completo
2. Idade
3. Área artística
4. Qual a tua principal motivação para participares neste workshop, tendo em conta o teu percurso artístico?
5. Segundo a tua perspectiva sobre a fábula proposta por Heinrich Von Kleist em Penthesilea, porque é que a heroína acaba por matar o herói?

-
A selecção dos candidatos será efectuada até dia 10 Setembro 2012 e comunicada via e-mail.