quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Laboratório Plus one - Porto

Laboratório Plus one com o duo haan-galo haan-galo Liesje van den Berk e Patrícia Corrêa
Datas: 7 e 8 Setembro
Locais: NEC - Avenida Rodrigues de Freitas, 164, 1º, 4000-416 Porto / espaço público
Horário: 15h - 18h. No dia 8 terá lugar uma mostra informal no final do workshop.
Nota: o laboratório será falado em inglês.

Plus one é um laboratório de dois dias sobre a comunicação na performance arte. Neste laboratório trabalharemos sobre a comunicação não verbal num duo ou grupo de performance, bem como, sobre a comunicação do artista e a sua relação com o público.

Na performance o corpo do artista está no âmago da acção e é o objecto central de diálogo com o público. Num duo o corpo individual do artista adquire nova plasticidade, para habitar o espaço exterior, sem se apartar do que lhe é intrínseco.

Durante os dois dias deste laboratório abordaremos os elementos básicos da performance (tempo, espaço, corpo e público), através de exercícios práticos, individuais e de grupo.

Dia 1 - Between you and me

No primeiro dia trabalharemos a comunicação não verbal em grupo. Onde está a energia, o espaço e o corpo individual dentro de um grupo? Como utilizar a individualidade num trabalho em grupo?

Trabalharemos em duos e em grupo num espaço fechado, privado e “seguro”.

Dia 2 - The 4th wall

No segundo dia trabalharemos sobre o espaço público e a comunicação com o público. Usaremos a experiência do primeiro dia para passar a energia ao público.

Trabalharemos em duos e individualmente no espaço público.

No final do segundo dia teremos uma hora de apresentações abertas. Todos os participantes poderão apresentar e experimentar ideias com o público.

website: http://haangalo-haangalo.blogspot.com

Candidaturas:
Até 4 de Setembro para o email nec@nec.co.pt com nome, idade, breve resumo de experiência e contactos, bem como morada e n.º de contribuinte.

Preço:
2 dias: 50 euros. Candidaturas recebidas até dia 24 de Agosto: desconto de 10% - 45 euros. Estudantes da FBAUP e associados NEC – 40 euros.
1 dia: 30 euros. Candidaturas recebidas até dia 24 de Agosto: desconto de 10% - 27 euros. Estudantes da FBAUP e associados NEC – 24 euros.
Nota: os descontos não são cumulativos.

+ Info: NEC 225188522 / 913211428

Liesje van den Berk (Holanda, 1982) é artista visual. No seu trabalho ela questiona a presença dos seres humanos. Como te relacionas com o espaço à tua volta, os outros e o tempo? Que espaço existe entre ti e o outro? Poderás realmente alguma vez contactar com o outro? E como poderás preservar o teu espaço pessoal e espaço interior num mundo onde somos constantemente sobrecarregados por informação, impressões e distrações. Ela pesquisa estas questões em desenhos realistas que frequentemente se transformam em instalações com pessoas reais, em teatro e em performances. As performances e instalações permitem criar a presença directa entre a artista, o seu trabalho e o público.

Apresentou os seus trabalhos em galerias, festivais e em espaços públicos, na Holanda, Alemanha, Estados Unidos, Portugal e Canadá, tais como Bart Kunst em Huis, Galerie 59/SBK em Amsterdão, |FAT| Arts & Fashion Week Toronto no Canadá e no Grimmuseum em Berlim.

www.liesjeberk.nl

Patrícia Corrêa (Portugal, 1978) é artista, historiadora de arte, investigadora, curadora e produtora cultural. No seu trabalho artístico explora a fragilidade da presença do tempo, usando excertos da vida e das suas memórias como metáfora dessa presença incorpórea. Actualmente está a desenvolver uma performance de quatro anos intitulada Tempo 4. Neste trabalho explora o seu entendimento do tempo como um conceito existencial e cultural, bem como, as marcas desse tempo no seu corpo biológico e social, através da repetição de uma acção diária. Suavemente [a seu tempo] o Tempo transforma tudo em Tempo.

Apresentou os seus trabalhos em espaços públicos, galerias e museus em Amesterdão, Aveiro, Berlim, Croácia, Lisboa e São Tomé, tais como o Grimmuseum (Berlim), o Museu da Cidade (Lisboa) e na VI Bienal de Arte e Cultura de São Tomé e Príncipe.

http://patricia-correa.blogspot.com