segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Workshops de Teatro de Improviso - Lisboa

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: M/18

OBJECTIVOS GERAIS:
Actores/Actrizes - O desenvolvimento das capacidades de improviso em palco, fundamentais para qualquer Actor, através de técnicas avançadas de Improvisação Teatral. A importância vital do trabalho de grupo e do espírito de partilha entre os Actores na construção e representação de qualquer história.

Não-Actores/Actrizes - O desenvolvimento pessoal e da capacidade de improviso de cada um (dentro e fora de palco). A fomentação do espírito de equipa, criatividade e espontaneidade. A aceitação do outro e o desenvolvimento das relações interpessoais.

DURAÇÃO TOTAL: 30 horas (para ambos)

DATAS E HORÁRIOS:
Actores - 2ªs-feiras, de 24 de Setembro a 26 de Novembro
Não-Actores - Sábados, de 22 de Setembro a 24 de Novembro

Período pós-laboral: 20h-23h.

LOCAL:
Lapa Estação Cultural
Rua do Pau da Bandeira, 50 B (à Lapa), 1200-758 Lisboa

INSCRIÇÃO:
Solicite a Ficha de Inscrição através do endereço de e-mail workshopteatroimproviso@gmail.com

FORMADOR:
João Emanuel Guerreiro dos Santos Pinto Dias nasceu em 1975, é Actor, trabalha há 4 anos em Teatro de Improviso e possui larga experiência nesta área:
Em Julho de 2012, com o apoio do Teatro Infantil de Lisboa, organizou e dirigiu um Atelier de Teatro de Improviso para crianças (5 - 11 anos) no Teatro Armando Cortez. O Atelier teve a duração de 2 semanas e no final as crianças actuaram para os seus familiares e amigos.
Em Julho de 2011 fundou o grupo profissional de Teatro de Improviso “O Cão Comeu O Guião”, onde trabalha como Actor e Director Artístico. Desde então o grupo tem actuado regularmente em diversos palcos, entre eles a própria Lapa Estação, o Auditório Carlos Paredes, o Teatro Armando Cortez e o Teatro Casa da Comédia.
Durante o ano de 2012, actuou ainda por diversas vezes a solo e com o grupo na sala principal do Teatro Villaret como convidado do espectáculo “Duelos Improvisados”, da autoria do grupo de Improviso “Instantâneos”. Em Julho de 2012, participou pel'“O Cão Comeu O Guião” no Espontâneo, o 1º Festival Internacional de Teatro de Improviso realizado em Portugal.
Desde o início de 2012 que trabalha também como formador numa equipa da Associação de Jovens Promotores da Amadora Saudável (AJPAS), onde utiliza o Teatro de Improviso como forma de sensibilizar os jovens para os perigos da tuberculose.
O primeiro contacto que teve com o Improviso foi através de um workshop de 3 meses de Teatro Desporto que frequentou no Verão de 2008, dado pela Terapeuta de Teatro Sanne Leijenaar. Tornou-se depois num dos fundadores da Associação de Comédia de Improviso e do grupo profissional de Teatro de Improviso “Os Improváveis”, pelo qual actuou durante quase 3 anos em diversas salas do País, nomeadamente na Casa da Comédia, Villaret, Nimas e no Tivoli (como um dos convidados especiais do famoso grupo profissional brasileiro “Barbixas & Co.”, no espectáculo “Improvável”).
Em Abril de 2010 participou com “Os Improváveis” no 13º Festival Internacional de Improviso em Chicago, aproveitando para frequentar um curso intensivo avançado de Improviso Long-form, Improvisação Musical para Teatro e de Interacção com o Público na Escola Second City (onde se formaram actores como Tina Fey, Mike Myers e John Belushi, entre outros).
Em Julho de 2012 fez um workshop intensivo de Teatro de Improviso Avançado com Omar Argentino Galván, um dos melhores e mais conhecidos improvisadores da actualidade.
Para além do Teatro de Improviso, actuou também durante cerca de 10 anos no grupo de Teatro profissional “In Impetus”; frequentou vários cursos e oficinas de teatro, televisão e cinema; fez stand-up comedy e participou em diversas curtas, médias e longas-metragens.

HABILITAÇÕES ACADÉMICAS E OUTROS:
João Dias licenciou-se em Física na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde tirou também o mestrado em Astronomia e Astrofísica. Possui ainda o Certificado de Aptidão Pedagógica de formador, ensina Matemática no Centro de Emprego e trabalha no Museu de História Natural e da Ciência como colaborador externo (onde apresenta sessões de Planetário para crianças e adultos).