sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Workshop: Análise Crítica de Cinema - Lisboa

26 e 27 Setembro 2012
Une Robe d’Été (1996), François Ozon
 

Apresentação e objectivos
O workshop aborda vários tópicos relacionados com a escrita para cinema e oferece uma ajuda prática com a escrita de análises, procurando sensibilizar a percepção crítica dos participantes. O workshop está aberto a todos, sendo que será especialmente interessante para quem goste de escrever sobre as artes, entusiastas do cinema interessados na análise e discussão de técnicas cinematográficas e para aqueles interessados em análise e crítica, no geral.
 

Tópicos abordados:
- Como interpretar críticas
- Como “ler” um filme (com exemplos específicos retirados e referentes à programação do Queer Lisboa e algumas curtas-metragens em particular)
- Como escrever sobre cinema para diferentes leitores (blogues, jornais, revistas)
- Uma discussão sobre o uso/existência de argumentos convincentes na crítica de arte (tudo é ‘apensas uma opinião’ ou existem opiniões mais válidas do que outras e, se sim, como e porquê?)
As críticas escritas durante o workshop podem ser em português, mas é necessário um conhecimento da língua inglesa para discutir os trabalhos (as sessões serão em inglês).
Boyd van Hoeij é um crítico de cinema freelancer. É colaborador da Variety, a bíblia de Hollywood; editor de cinema da Winq (Holanda) e da Mate (EUA/Reino Unido) e colaborador regular da International Film Guide (Reino Unido), Filmkrant (Holanda) e indieWIRE (EUA). O seu trabalho já foi publicado em dez línguas. Em Setembro de 2010 editou o livro 10/10 sobre cinema belga francófono contemporâneo. Já leccionou vários cursos de crítica de cinema em vários festivais de cinema em todo o mundo e participou de conferências e painéis de festivais como o de Berlim, Cannes e Sidney.


Datas e horários (Setembro):
Qua 26 e Qui 27 | 14h00 – 18h00
 

Língua:
O curso será leccionado em inglês
 

Preços:
Formandos ≤ 25 anos: 30€
Formandos > 25 anos: 40€
 

Número de formandos:
O curso funcionará apenas com um número mínimo de 8 formandos.
 

Local:
Cinema São Jorge, Sala 2
Av. Liberdade 175, 1250-141 Lisboa
 

Inscrições:
As inscrições podem ser feitas presencialmente no Espaço Queer Lisboa, localizado na Pensão Amor, ou via correio electrónico, para: info@queerlisboa.pt
Mais informações em: www.queerlisboa.pt