sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Curso de Percussão Árabe

A Ideias do Levante - Associação Cultural de Lagoa irá apoiar, em parceria com a Casa da Cultura de Loulé e a Mirsalah, um Curso de Percussão Árabe, dirigido por Américo Cardoso, a realizar de 30 de Setembro de 2012 a 23 de Junho de 2013. Este curso é fruto de uma iniciativa/organização do Grupo Amador de Dança Oriental de Fusão - Akhawat Al Raks. 

Segundo a organização, "o principal objectivo deste curso é proporcionar a todos os participantes conhecimento acerca de ritmo em geral e dos ritmos Árabes em particular. Este curso é constituído por duas vertentes, estando a primeira ligada à parte prática, onde será abordado o papel do ritmo, incluindo exercícios, para posteriormente se passar ao conhecimento e prática dos ritmos que constituem o vocabulário da música Árabe. Haverá ainda um momento dedicado à Educação Auditiva, cujo objectivo é sensibilizar os participantes para a escuta ativa da música e sua melhor compreensão. Apesar de este curso estar especialmente desenhado para praticantes de Dança Oriental, este é aberto ao público em geral, com ou sem conhecimento de percussão ou ritmos Árabes".

Mais informações e inscrições através do E-mail Akhawat.Al.Raks@gmail.com, do número 916 270 767 e da página www.facebook.com/events/386695531398364.

Biografia de Américo Cardoso
Siga Américo Cardoso em https://www.facebook.com/americo.cardoso.14

Inicia-se aos 12 anos na Orquestra Preparatória de S. Paulo - Almada. Durante 4 anos faz estudos de percussão clássica no Conservatório de Lisboa. Frequentou a Escola de Jazz do Hot Cub onde fez o curso de Introdução à Música do séc. XX e Composição Contemporânea. Entre muitos outros, participa no workshop com o baterista e percussionista Han Benink - Fundação Calouste Gulbenkian e no seminário "Novas Perspectivas da Orff Schulkerk. Do seu curriculum faz parte ainda o curso "História da Música" com o Prof. Manuel Pedro Ferreira na Juventude Musical Portuguesa, bem como o I e II workshop de Percussão Árabe pelo bailarino e percussionista egípcio Shorky Mohamed na Escola de Dança Sétima Posição. Posteriormente participa no workshop em Barcelona com o prestigiado percussionista e compositor para Dança Oriental Hossam Ramzy e no workshop de "Introdução aos tambores japoneses" - Teatro S. Luís, através da Embaixada do Japão. Em 1997 fundou o grupo Al-Madan, participando na 1ª, 2ª e 3ª Noite das Arábias (Sociedade Guilherme Coussoul), Embaixada do Iraque, Memórias Arabo-Islâmicas em Coimbra, Homenagem a Carlos Paredes, Entre Nós e os Árabes - Estremoz, I Festival Islâmico de Mértola, etc. Tem realizado concertos a solo (percussão árabe), profere várias conferencias acerca da temática medieval, inúmeros workshops de percussão árabe. Compôs ainda temas para percussão-solo como base na música árabe, mediterrânica e medieval, como destaque para "A Dança dos Mercadores", "Azul e Branco", "Rostos Ocultos", "Percorrendo o Deserto", "A Cabeça de Cleópatra", "Saahirah", "Harém", "Al-Zulej", "Mediterrâneo", "Dança para um Zaeb", "Dança em Azul Turquesa", etc.