segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Workshops de artes performativas criança e jovens

O teatro/Arte está em todo o lado e não somente numa sala de teatro convencional, onde se desenvolve o “teatro”.

O que se pretende nesta acção é usar espaços não convencionais para estímulo da criatividade e a criação de performances relacionadas com o espaço em si, a sua história, mitos e hábitos. Tal como em edições anteriores realizadas em; tenda de Circo, Teatro da Luz, Palácio da Independência e Museu da Agua, este ano pretendemos levar o teatro à Tapada da Ajuda.

A Tapada da Ajuda é um Parque Botânico com cerca de 100 ha, no interior da cidade de Lisboa, de reconhecido interesse internacional, no qual se destacam uma Reserva Botânica única (a Reserva Botânica Natural D. António Xavier Pereira Coutinho), onde estão representadas as espécies características do clímax da zona, jardins, arboretos diversos, viveiros florestais, terrenos de cultura e diversas espécies domésticas e silvestres características. A arte dramática, imaginação, ideias e sentimentos vão estar na ordem do dia no workshop de artes performativas que, em cada semana de férias apresenta várias etapas artísticas (leitura expressiva, voz, dicção e oralidade, desinibição, expressão corporal). Actividades que encorajam o desejo natural das crianças e jovens para o desenvolvimento da sua personalidade. Tudo isto para explorar na Tapada da Ajuda… Este Workshop pode ajudar a criança na construção da sua visão do mundo, articulando ideias, experiências e observando diferenças e semelhanças com os outros elementos do grupo; dar forma à expressão de atitudes acerca das tradições e hábitos culturais; exercitar e desenvolver formas de pensamento crítico. As actividades performativas podem encorajar o desejo natural das crianças e jovens para o desenvolvimento da sua personalidade, ao mesmo tempo que lhes proporciona oportunidades para explorar uma larga variedade de contextos e situações que os conduzam à construção da sua visão do mundo.

Todos os anos levamos o teatro e as artes performativas para outros palcos, espaços diferentes e interessantes do ponto de vista histórico, cultural e acima de tudo criativo. Durante 5 dias entre as 9:00 e as 18:00 as crianças/jovens irão passar por várias etapas artísticas tendo como pano de fundo a Tapada da Ajuda. Desinibição, jogos pedagógicos, heterogeneidade das idades, interacção entre grupos, criatividade, criação do texto e apresentação são os tópicos a serem abordados e trabalhados durante a semana.

VIDEO PROMO TAPADA DA AJUDA: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=hpG1IFgrHPE

Objectivos:
Dinamizar novas experiências, promover e encontrar apetências artísticas,  noções teóricas e práticas das artes performativas, criação de dramaturgia (texto dramático) apresentação/performance teatral.

Local de Formação:
Instituto Superior de Agronomia, Tapada da Ajuda | 1349-017 Lisboa. Entrada pela Calçada da Tapada. Entre Monsanto e Alcântara (próximo do Largo do Calvário e ao lado da Ponte 25 de Abril).

Publico alvo:
Dos 6 aos 16 anos.

Horário:
Das 9:00 às 18:00 de segunda a sexta-feira. Apresentação dos trabalhos finais (performance teatral) às sextas-feiras das 17:00 às 18:00.

8ª Turma: 3 a 7 de Setembro.

NOTA: Desconto de 10% para quem trouxer um amigo ou familiar.

Programa:
As aulas baseiam-se na interacção entre todos os participantes, partindo de algumas estratégias que potenciam o desenvolvimento pessoal. Trabalha-se a voz falada, a respiração, a expressão das emoções e sensações e o desenvolvimento interpessoal, explorando a distinção entre o meu corpo e o do outro, percepcionando as emoções dos outros e através do envolvimento e confiança no grupo. Estuda-se textos e a criação de uma performance final.

Formadores:
João Rosa (encenador) & Catarina Gonçalves (actriz)

Para se inscrever basta solicitar ficha de inscrição preencher e reencaminhar para producoesteatrais2@gmail.com
 
Mais informações: http://joaorosaoficinasteatro.wordpress.com/workshop-artes-performativas-criancas/