quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Criatividade na Prática Artística com Bodil Eide - Lisboa

Local:  Atelier do Rossio - Espaço de criação e investigação artística. Calçada do Carmo 25

Público-alvo: O curso de vertente essencialmente prática, é dirigido a artistas, estudantes de arte, artistas com experiência ou qualquer pessoa que possua a prática de atelier frequente.

Conteúdos: Este curso fornece uma variedade de técnicas e exercícios para gerar ideias e formar conteúdos para artes plásticas, usando diferentes pontos de partida, com base na linguagem, nos próprios materiais, ou nos conceitos. Explora também o atelier/espaço de trabalho como caixa-de-ressonância pessoal, evocador e fértil para acompanhar e sustentar o trabalho artístico. Sugere uma maneira de se relacionar com a História de Arte não-académica, próprio para o/a artista, apoiado na prática de atelier de diferentes artistas do século XX. Faz ligação à recente dOCUMENTA(13) e o regresso do conteúdo à arte contemporânea, tornando-se assim um curso actual e necessário.

Metodologia: As sessões são realizadas numa sala branca com mesas individuais e um círculo de cadeiras para discussão. O trabalho flui entre introduções teóricas, projecção de imagens e o trabalho prático em âmbito de Atelier.

Horário: Terças e Quintas 19h30 - 22h30
Data de inicio: 29 de Novembro
Nº de Sessões: 12
Preço: 200€

Qualquer dúvida ou questão, por favor contacte 965492548 ou envie um email para diogoar.costa@gmail.com
 

Bodil Eide, 1975, natural da Noruega, completou dois anos da Escola de Artes de Bergen, tem mestrado da Real Escola Superior de Artes e Ofícios de Oslo. A sua educação teve uma forte vertente Fluxus e Arte Conceptual. Foi artista convidada para várias galerias estatais na Noruega, e pertence à colecção da Galeria Nacional da Noruega como a primeira artista digital adquirida. Mais tarde foi professora convidada para diversas instituições e escolas de arte na Noruega. Membro fundador, Directora e formadora de artes (Desenho, Pintura e Escultura) na NextART em Lisboa de 2003 - 2009. Membro fundador do Slow Mile, projecto educativo internacional com foco na observação da natureza e da arte. Foi convidada a frequentar os Workshops Artísticos da dupla artística mundialmente reconhecida RosenClaire, onde também recebeu a sua formação de pedagogia artística, e frequenta regularmente workshops junto a esta comunidade (em Florença, Joanesburgo, Cape Town, entre outros lugares). Bodil tem também formação na área de psicologia energética, e oferece consultas individuais de transformação pessoal.