segunda-feira, 15 de outubro de 2012

FULL'Retracto - Workshop de Teatro

Os exercícios a realizar neste workshop têm como objectivo a aplicação de ferramentas, nomeadamente técnicas e também criativas do ponto de vista da imaginação e projecção concreta do pensamento do ator. Por outras palavras, o que se pretende é proporcionar um lugar em que os atores conservem as suas experiências pessoais, mas que naquele determinado espaço e tempo os possam convocar para a cena (O momento), dando uso aos objectos disponíveis sempre com o intuito de os transformar naquilo que pretendem dar a conhecer, comunicando com o outro por essa mesma via.

PREMISSA
Retracto ou retrato (latim retracto, -are, tocar novamente, retomar, corrigir, retirar)
- retirar o que se disse; dar o dito por não dito; voltar atrás; desdizer; admitir um erro.

OBJECTIVOS
Sensibilizar o jovem de hoje a entender qual o rumo das Artes Representativas.
Discussão sobre o papel do artista, e acerca do trabalho do actor e o seu lugar na sociedade.
Potencializar jovens actores e apelar a uma atitude socialmente mais interventiva, possibilitar o exercício sobre a desinibição pessoal.

PROGRAMA
1. Corporalidade e Dinâmica de Grupo
2. Propriocepção e Movimento
3. Jogos Teatrais
4. Improvisação e Composição em Tempo Real
5. Noção de Interpretação e Construção de Personagem

ESTRUTURA E DIRECÇÃO DE EXERCÍCIO
1. chegada, observação, compreensão e dispersão;
2. contacto com o outro;
3. apropriação de um objeto físico;
4. trabalho de composição a partir do conceito de “retrato”;
5. o indivíduo.

INFORMAÇÃO GERAL
PERÍODO DE FORMAÇÃO: 2, 3 e 4 de NOVEMBRO
TOTAL DE HORAS: 24 HORAS
HORÁRIO: Sexta-feira 18H00 às 00H00; Sábado e Domingo 10H00 - 19H00 (40mins p/ refeição e 10m+10m de intervalo)
INSCRIÇÃO: 30€
Nº DE PARTICIPANTES: 12
FAIXA ETÁRIA: 20 a 35 anos com qualquer tipo de experiência e/ou formação
CONTACTOS: 919 400 674 ou 966 085 326
«« ENVIAR INSCRIÇÕES (c/ Nome, Profissão, Interesses e Contactos) PARA nkabna@gmail.com ATÉ 31 DE OUTUBRO »»

FORMADOR
WELKET BUNGUÉ
O luso-guineense Welket N’cabna Tambá Bungué, nascido em Guiné-Bissau a 7 de Fevereiro de 1988, iniciou a sua formação profissional e artística em 2005, no Curso de Formação de Iniciação ao Teatro “Ser e Não Ser”, seguiu o curso “O Actor Máquina de Cena” ambos dirigidos por David Silva.
Licenciado em Teatro, ramo de Actores, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Pertence às companhias de teatro Rastilho – Grupo de Artes Representativas e Homlet/Seara – Companhia de Teatro onde é também um dos co-fundadores.
Co-produziu e participou no espectáculo “Hamlet” de William Shakespeare (2006/2007), encenado por David Silva, pela Homlet/Seara – Companhia de Teatro. Fez o espectáculo “Othello”, de William Shakespeare (2008) apresentado pelo Rastilho – Grupo de Artes Representativas, encenado por David Silva, na qual interpretou o personagem Othello. Em “A Gaivota” de A. Tchékov (2009/10) personificou Trigorin, um espectáculo de David Silva. Em “Equador” (2008/09) assumiu o papel de Saturnino, e participou também no elenco principal de “Morangos Com Açúcar – Férias de Verão VI” (2009), “Meu Amor” (2010), um dos seus trabalhos a referir com destaque-se a participação no filme “Kaminey”(2009) de Vishal Bahardwaj, pela Vishal Bahardwaj Bollyhood Productions, ainda participou na curta-metragem “Sobre Vivência” (2009) realização de Luís Lobo e João Azevedo, em “A CHAMADA”(2009), “O ETERNO ERRO” (2010), “SANGUE DE FAMÍLIA”(2010), “360º”, “O Céu” (2011) de André Sousa e Nuno Casanovas, “Mütter” (2011) de Tony Costa e Rafael Antunes, “A DANÇA DE SÍSIFO” (2011) de André Lourenço e Paulo Valente distinguido como o prémo de Melhor Curta-metragem e Melhor Fotografia no “Over & Out 2011”. Em Julho de 2010 estreou “REFUGA” de Abi Morgan, um espectáculo dirigido e encenado por João Ferrador como “Kodjo”, um adolescente orfão de pai e mãe refugiado no Reino Unido, neste espectáculo conciliou-se a acção em tempo real no palco interagindo com o passado do adolescente representado em formato video. Além destes trabalhos fez também locuções para entidades internacionais além de performances e outras peças teatrais, reúne também uma série de formações com nomes como Jhonathan Weightman (Lisbon Players Company), Thiago Justino, David Silva, Jean Paul Buchieri, Francisco Salgado, João Mota, Álvaro Correia.