quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Workshop: Programação e Produção de Exposições - Lisboa

Workshop Restart
Programação e Produção de Exposições
10, 11 de Novembro
Formador | Cláudia Camacho

PÚBLICO ALVO

Estudantes de artes, cultura e comunicação, artistas, produtores, agentes culturais.

OBJECTIVOS
O objectivo desta acção de formação é enquadrar no contexto da gestão de projectos culturais e das exposições de arte contemporânea, em particular, a função do curador.

CONTEÚDOS
A exposição constitui o meio através do qual a arte contemporânea adquire visibilidade, ao ponto de ser hoje um elemento fundamental da nossa cultura visual. Daí que seja crescente, nos últimos anos, o interesse pelos modos de conceber e organizar exposições. Assim, neste curso discutem-se os mais recentes desenvolvimentos do discurso crítico respeitante à prática curatorial, analisando-se ainda as metodologias subjacentes à implementação de projectos.

MÓDULO I: O trabalho do Comissário/Curador

Recepção e entrega de pastas. Apresentação e objectivos do Curso. O lugar do Curador na Gestão Cultural e o seu trabalho na organização de exposições. Ética e código de conduta. O Curador como “ideólogo”: correntes actuais de pensamento estético nas diversas exposições. Taxinomia expositiva e Mercado da Arte: Galerias e Feiras. Bienais e novos eventos artísticos: o papel estelar dos curadores. Organizadores ou estrelas mediáticas? Veneza, Kassel e o “Grand Tour” da Arte Mundial.


MÓDULO II: Como se cria um projecto de exposição

Visibilidade do Projecto (valorização cultural e económica). Elaboração de equipas profissionais: design, produção, montagem e outros profissionais. Desenvolvimento do projecto. Os organismos de gestão cultural: conciliar interesses, convénios de colaboração. Procedimentos. Instituições estatais, autónomas, locais. Privados e Fundações. Patrocínio, “fundraising”, doações, mecenato e outras figuras de apoio à difusão da Arte Contemporânea. O contacto com as entidades de gestão: como fazê-lo e como “vender” a ideia do próprio projecto. Em que consiste o “fundraising” cultural. O seu contributo ao desenvolvimento da Indústria Cultural.

MÓDULO III: Como se organiza uma exposição, concepção e produção

Construção do projecto e cronograma do mesmo, sua coordenação técnica e assegurar os recursos técnicos para a realização do mesmo. Viabilidade e gestão económica do mesmo: delimitação de necessidades e cálculo de custos. Fases de procedimento na gestão dos gastos. Contratos administrativos, expedientes. Memórias e arquivos. Desenho e montagem da exposição: projecto técnico da sala. Os objectos a expor. Elaboração do projecto. Espaço e explicação de condições e possibilidades.

MÓDULO IV: COMO SE DIVULGA UMA EXPOSIÇÃO
O catálogo e outras publicações nas exposições. Os elementos de apoio à exposição. Inaugurações e conferências de imprensa. Dossiê de imprensa e difusão nos media. As novas tecnologias de informação aplicadas à difusão das exposições: elaboração de dossiês electrónicos, blogues, páginas Web e outros recursos. Debate final.

FORMADOR | Cláudia Camacho
Curadora Independente

Doutoranda em História da Arte (Facultad de Bellas Artes, Universidad Complutense, Madrid) desenvolve, actualmente, a sua tese de doutoramento sob Menção Europeia.

Comissariou as exposições:
-High Speed Press Plate de José Luís Neto (CBA, Madrid);
-Se Busca Memoria Perdida de Kristoffer Ardeña (Centro 14, Alicante);
-Representação Portuguesa no DVD-Project (Fundação Telefónica, Peru);
 -Contemplaciones (Festival Loop, Barcelona);
-For Nothing de Pedro Torres (Round The Corner, Lisboa) (Jan|10).

Curadora portuguesa convidada para projecto Jugada a 3 Bandas, Camera Oscura, Madrid|12, com a exposição Histórias e Desejos de quem Dorme (Ana Rito, Cecilia del Vale, Margarida Paiva e Johann Ryno de Wet).

Coordenadora do departamento de visitas guiadas da PhotoEspaña07 (Andrés Serrano, Sylvia Plachy, Zhang Huan, Raymond Depardon, Man Ray, Lourdes Grobet, Margins and Five European looks, Spanish and Spanish-American Photography, entre outras).
Curadora residente convidada pela Academy of Fine Arts and Design (Bratislava, Eslováquia) para o European Month of Photography|09, em Bratislava. Organizou o Ciclo de Debates da ARTE LISBOA 2011.
É coordenadora do projecto AntiFrame – Independent Curating Project.

HORÁRIO
10h-13h e 14h-19h

HORAS
16h

VAGAS
16 Participantes
(mínimo 10)

ADMISSÃO
Conhecimentos mínimos e sensibilidade, apetência por arte e, em particular, por Artes Visuais. Entrega de CV.

PREÇO
Inscrição - 50€
Geral + 100 €
| parcerias: FNAC, CGD, Cartão Lisboa Viva,
entre outros (consultar em www.restart.pt)
| comunidade restart: 20% desconto
| dois workshops: 15% desconto no 2º workshop
(descontos não acumuláveis e aplicáveis apenas ao valor “Geral”)
Pagamento integral até à primeira semana antes do início.

INFORMAÇÕES
Telefone|
21.3609450
e-mail |
info@restart.pt

RESTART
Rua da Quinta do Almargem, nº 10
Belém
www.restart.pt