WORKSHOPS
Mais infos: www.voarte.com
Enviar ficha de inscrição + comprovativo de pagamento para: inscricoes@voarte.com
Até 24h antes
4 DEZ Terça 15h30 - 18h30
FLÁVIA TÁPIAS | Brasil
Existir no próprio corpoCOREOGRAFIA
O Movimento e a sua percepção, dinâmica, musicalidade e transformação. Considerando que O homem existe no próprio corpo (Joseph Thomas), exploraremos da interpretação que cada um faz do próprio corpo, às interpretações ao serviço das quais o coloca. Na busca da excelência: metodologia de ensino de Giselle Tápias, referência da dança no Brasil, unindo ballet clássico e abordagem contemporânea no trabalho técnico e artístico do intérprete, com vista à expansão e ampliação das suas possibilidades expressivas.
SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL - 8€
7 DEZ Sexta 10h - 18h
FERNANDA LIPPI | Brasil
Instigar o corpo conscienteDANÇA
Experiência da abordagem da Companhia Zikzira Teatro Físico à preparação energética do “corpo sensível”. Explorar aspectos como ritmo, esferas sonoras e emocionais encerradas no corpo, que podem ser alcançados não por investigação cerebral mas sensitiva. Em busca do impulso somático, através de padrões de movimento e da sua desmontagem. O corpo sofre e está sujeito à repetição, como parte do processo de descobrir o eu criativo.
SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL - 12€
____________
MASTERCLASSES
Mais infos: www.voarte.com
Participação gratuita mediante inscrição.
Descarregar ficha de inscrição e enviar para: inscricoes@voarte.com
Até 24h antes
3 DEZ Segunda 15h - 17h
IVANI SANTANA | Brasil
Dança telemática: dramaturgias de um corpo tele-sonoro DANÇA & TECNOLOGIA
Abordagem sobre as poéticas tecnológicas na dança, enfatizando as últimas linhas de pesquisa da coreógrafa, nas quais esta investiga novas articulações entre a dança e a sonoridade que pretendem ir além das diversas relações estabelecidas entre movimento e música, articulando o corpo com a sua própria sonoridade orgânica, acústica ou simbólica. A Masterclass deve ser seguida da participação na performance/soundscape Sussurros, em estreia absoluta no Festival
FACULDADE MOTRICIDADE HUMANA
6 DEZ Quinta 18h - 19h30
ANDRÉ SEMENZA e FERNANDA LIPPI | Suíça/Brasil
A Fusão da Dança e o Cinema: O ProcessoDANÇA & CINEMA
Onze anos após As Cinzas de Deus, 1ª longa de dança brasileira, a coreógrafa Fernanda Lippi e o realizador André Semenza partilham, com o documentário aqui exibido, os seus pensamentos sobre o processo criativo. Este relata como as cenas ensaiadas evoluíram in situ, gerando um quebra-cabeças resultante numa narrativa poética, segundo o processo ‘devised theatre’. Exploração da relação entre as linguagens do cinema/dança, onde a dança detém poder dramático e influencia as escolhas do vocabulário cinematográfico.
SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL Falado em inglês
7 DEZ Sexta 18h - 19h30
GONÇALO M. TAVARES | Portugal
Corpo e pensamentoFILOSOFIA & MOVIMENTO
Reflexão sobre a dança e o movimento a partir de referenciais da filosofia e da arte.
Como é que o corpo pensa? E como se pensa o corpo?
Criação e convenção; racionalidade e arte.
Corpo, loucura e lógica.
Movimento, objectos e espaço.
Erro e acaso - metodologias de criação.
SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL
8 DEZ Sábado 17h - 18h30
PHILIPPE SAIRE | Suíça
Outside in VÍDEO-DANÇA
Depois de 20 anos de carreira e de inúmeros prémios conquistados nos mais importantes festivais internacionais, Philippe Saire partilha parte da pesquisa coreográfica da sua Companhia. Tomando como ponto de partida Cartographies, série de 12 vídeo-dança nos quais questiona novas formas de imprimir o corpo em paisagens urbanas, o coreógrafo conduz o grupo de participantes por uma experiência de exploração de estruturas próximas ao Teatro a fim de criar possíveis novas ‘mini Cartographies’.
SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL Falado em inglês
____________
TALKSHADOW
Mais infos: www.voarte.com
Participação gratuita mediante inscrição.
Descarregar ficha de inscrição e enviar para: inscricoes@voarte.com
Até 24h antes
6 DEZ Quinta 21h - 22h
MODERADOR: RUI HORTA | Portugal
Revelações do nosso tempoLançamos o desafio aos artistas e realizadores presentes no Festival e ao público para nos falarem sobre processos de criação artística e a sua pertinência em momentos de crise económica e social. Quais os seus objectivos, propostas de solução e contributos. Qual o papel da criação numa actualidade de populações descontentes e intolerantes? Artistas de 6 países da Europa e do Brasil dialogam sobre diferenças/similitudes culturais na relação com a criação. Um fito único: superação.
SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL
CONTACTOS
inscricoes@voarte.com
Tel. (+351) 21 393 24 10 ou (+351) 91 993 97 40