sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Escola Formação Actores para Teatro

Casa do Artista Estrada da Pontinha 7 - 1600-582 Lisboa - transportes públicos - Metro Carnide linha azul e Carriz Autocarro nº 26, 68, 115

FAÇA JÁ A SUA PRÉ-INSCRIÇÃO - INICIO DAS AULAS EM OUTUBRO 2008 para informações e pré-inscrição contactar 93 823 85 65 /
producoesteatrais@iol.pt

http://joaorosaoficinasteatro.wordpress.com/escola-formacao-actores-teatro/

Disciplinas:

Interpretação Teatral
Breve introdução ao teatro – teatro épico, teatro do absurdo /surrealista, realismo, naturalismo realista e expressionismo.Descoberta do corpo como ferramenta de trabalho, conhecimento do seu próprio “eu” quer a nível fisico sensorial e emocional. Desenvolvimento da criatividade individual, analíse de textos, construção e credibilização de personagens e interpretação.

Voz
Controle da respiração, respiração abdominal, postura corporal, relaxamento, aquecimento muscular, sons da voz e as variáveis da respiração, aquecimento vocal e ritmos da respiração, o valor da palavra, articulação de palavras e canto.

Movimento
Disponibilidade fisica e psicológica, sentido estético do corpo, expressão corporal, presença no palco e no movimento, noções básicas dança/movimento contemporâneo.

Apoio/Investigação
Desenvolver as competências para diagnosticar, projectar, realizar e avaliar, intervenções e projectos artísticos de teatro. Desenvolver sensibilidades artísticas. Explorar os conhecimentos de métodos, técnicas e teorias adquiridas.

Professores:

Luisa Ortigoso (Interpretação)
Iniciou a sua actividade no Grupo de Teatro de Amadores da Sociedade Guilherme Cossul. Estreia-se como profissional em Abril de 1979, na Companhia de Teatro de Almada - Grupo de Campolide, no espectáculo “A Queda de um Anjo”, adaptação da obra homónima de Camilo Castelo Branco.Ao longo de mais de cinco anos de actividade em Almada, participa nos seguintes espectáculos, entre outros:
-“O Pequeno Círculo de Giz” de Alfonso Sastre/José Viana
-“Que Farei Com Este Livro?”, de José Saramago
- “Camões Tão Perto E Tão Longe”, de Maria Rosa Colaço
-“O Espanta Pardais”, de Maria Rosa Colaço
- “A Excepção e a Regra”, de Bertolt Brecht
- “Tempos Difíceis”, de Romeu Correia
- “A Menina, O Gato e o Robot”, de Virgílio Martinho/Joaquim Benite
- “Anastas ou a Origem da Constituição”, de Juan Benet
- “1383”, de Virgílio Martinho.
Durante este período trabalhou com os encenadores Joaquim Benite, Fernando Gusmão, Peter Shrott e Peter Kleinert. Participou, integrada no colectivo da Companhia de Teatro de Almada, em várias edições do FITEI, no Festival de Teatro de Nantes e em espectáculos realizados em Paris em Março de 1985. Ainda em 1985 ingressou no Teatro Estúdio de Lisboa, onde integrou os elencos de:
- “Jardim de Outono” de L. Hellman
- “Cesário Quê?”, de Luzia Maria Martins
- “Sylvia Plath, Quem a Matou?”, de Barry Kyle
- “As Senhoras das Quintas-Feiras” de L. Bellon (gravada para a RTP)
- “As Duas Cartas”, de Júlio Dinis” (gravada para a RTP). Em 1994 participa no espectáculo “Esta Noite Improvisa-se” de L. Pirandello, no Teatro da Rainha, no âmbito da Lisboa 94. Neste espectáculo foi dirigida por Fernando Mora Ramos. Em 1996/97 apresenta, em co-produção com o Teatro Nacional D. Maria II, o monólogo de José Jorge Letria “Frida e a Casa Azul”, que marca o regresso à encenação de Luzia Maria Martins e em que interpreta a figura da pintora mexicana Frida Kahlo. Ainda com este espectáculo, participa no Festival Internacional de Teatro de Almada em Julho de 1998. Em 1999 apresenta no Teatro da Malaposta a peça “Mulheres Em Frente ao Espelho”, do espanhol Eduardo Galán, com encenação de Estrela Novais, projecto em que intervém como actriz e tradutora. Em Fevereiro de 2000 faz a sua primeira encenação (em parceria com o actor Bernardo Mendonça) com o espectáculo “O Grito Do Grilo”, elaborado a partir dos poemas de João Caetano. Neste espectáculo intervém igualmente como actriz. Em Março de 2001 volta a representar “Mulheres Em Frente ao Espelho”, de Eduardo Galán, desta vez com encenação de Ana Nave.
TV
"Divino Pecado" (Fealmar/TVI), no papel de Zélia
- "A Outra" (Fealmar/TVI), no papel de Paulina Saraiva
- “Tu e Eu” (Fealmar/TVI), no papel de Lurdes Pinto
- A Lenda da Garça” (NBP/RTP1)
- “Todo o Tempo do Mundo” (Fealmar/TVI) no papel de Antónia
- “Cuidado com as Aparências” (D&D/SIC)
- “Jornalistas” (Teresa Guilherme/SIC)
- “S.O.S. Crianças” (Fealmar/TVI)
- “Anjo Selvagem” (Fealmar/TVI), no papel de Rosa – elenco principal
- “Baía das Mulheres” (Fealmar/TVI) no papel de Delfina
- “O Prédio do Vasco” (Skylight/TVI) no papel de Rita
- “O Clube das Chaves” (Skylight/TVI), no papel de Ermelinda
- “Inspector Max” (Fealmar/TVI), no papel de Lurdes
- “Dei-te Quase Tudo” (Fealmar/TVI), no papel de Maria Esteves
- “Floribella”, no papel de Violeta (Teresa Guilherme/SIC)
- “Uma Aventura” (Teresa Guilherme/SIC)


Paula Oliveira (voz/canto)

Paula Oliveira é uma das maiores referências do Jazz actual. Voz quente e melodiosa canta um jazz seu com sotaque portugues. Participa nos Festivais de Jazz mais prestigiados do país como também em salas no estrangeiro, Espanha, Alemanha, Itália, Suíça, Dinamarca, Estados Unidos da América, Tailândia, Indonésia, Angola, Moçambique, Guiné Bissau. Inicia os seus estudos musicais no conservatório na cidade de Coimbra, terminando o curso de canto clássico no conservatório Nacional de Lisboa. Curso de direcção Coral com Paulo Brandão, Curso de Interpretação de Música Antiga com René Jacobs, I e II Seminários de Jazz do Estoril, dirigidos pelos norte-americanos Rufus Reid e Reggie Workman, Viaja até Espanha onde participa num Curso de Interpretação de Jazz na escola "Taller de musics" de Barcelona, desenrolando uma série de concertos com o seu trio composto por músicos locais por toda a Cataluña, onde regressa para participar em vários eventos culturais. Vai até Nova York onde participa no Seminário de Jazz integrado no Festival JVC na Manhaten School of Music dirigido pelo saxofonista Phil Woods. Participa nos I e II Seminários de jazz na Fundação de Casa de Mateus com a cantora Norma Winston. Em Outubro de 1995 vai até Nova York onde estudou Técnica vocal com Taína Urrey (professora na Rugters University), Treino Auditivo com o pianista Armen Donelien (professor nas universidades, Manhaten School of Music e New School). Nessa altura desenvolveu um trabalho que rodou em clubes em Nova York com o trio de norte-americanos, Armen Donelian (piano), Portinho (bateria), David Fink (contrabaixo) que no seguinte(1996) e depois realizou em tournée por todo o país (Portugal). Em 1998 grava o seu primeiro CD com os Músicos Paulinho Braga (bateria) , David Fink (contrabaixo) e Clif Korman (piano), integrado num ciclo de música brasileira Organizado pela Fundação Calouste Gulbenkian. Participa em vários programas de televisão, sendo mais recente "Operação Triunfo I e II" em que aparece como professora de voz e estilo. Neste momento integra o grupo de músicos professores da Escola de Jazz Luís Vilas Boas no Hot-clube de Portugal em Lisboa. Em 2003 gravou o CD "QUASE ENTÃO" em duo com o conceituado pianista português João Paulo Esteves de Silva, com um repertório que vai desde temas compostos pelos dois até música tradicional portuguesa. O seu último projecto consiste num repertório das décadas de 70 e 80 de compositores e poetas tais como Ary dos Santos, Manuel Alegre, Sérgio Godinho, entre outros. Este trabalho "LISBOA QUE ADORMECE" é assinado em parceria com o conceituado contrabaixista Bernardo Moreira

Cristina Benedita (movimento)

Desenvolve um trabalho de pesquisa transdisciplinar entre composição automática/improvisação, voz, dança e imagem. Frequentou aulas de Mestrado de Artes Visuais/Intermedia, U. Évora (2007). Estudou no European Dance Development Centre (1996), Arnhem/Holanda – Licenciatura reconhecida em Portugal pelo Instituto Politécnico de Lisboa. (Bolsa NUFFIC, subsídio Min.Cultura Portugal). Tem o Curso Superior de Dança, ramo espectáculo (1990). Tem o curso completo de dança da Escola de Dança (1987). Co-coreografou com Sofia Belchior "Segredo de Especiarias", para a Companhia DançArte em Palmela (2007), estrutura subsidiada pelo IA. Em 2002 criou e apresentou "A Mente Mente. The Mind Minds." projecto pluridisciplinar c/músico Carlos Zíngaro, e consultor coreográfico Paulo Henrique, (interacção cenografia, música e video) - subsídio Ministério Cultura/ IPAE.Como bailarina/coreógrafa, criou "Violeta", "Depois conto-te", Cala a boca e não te esqueças do que vais (a) dizer!' (Menção Honrosa, Jovens Criadores 98) e "Falo-te mais tarde", apresentado em diversos festivais e eventos nacionais, entre 1995 e 2001. Em 2001, participou no Festival Internacional de Dança Contemporânea, Bucareste, Roménia, com Apoio Min. Cultura (Portugal), KulturKontakt, European Cultural Foundation e Pro Helvetia. Foi Bailarina em Coreografias de Mary Fulkerson, Mary Overlie, Andreja Pisnik, Eleanora Allerdings, Helena Costa, na Holanda, Inglaterra e Alemanha, em projectos de Paula Massano e Michele Noiret,em Portugal e França-(1993/1998). Dançou em performances para eventos de artistas plásticos (Winston Huisman) e lançamentos de livros (Américo Rodrigues, Cristina Benedita, Susan Pensak - 1996, 1999, 2005) e CENTA - comemorações dos 10 anos/Ródão (1999). Foi Assistente de Encenação de Royston Coppenger, Projecto 'Eugene O´Neill', Teatro A Barraca (1999).
Encenou e dirigiu projecto teatral e workshop -"Ñancauhazú"– Festival Teatríada/Sintra-2000. Estudou composição musical com James Fulkerson, na Holanda – 1993/96. Conservatório Nac.Lisboa, Escola de Música –1986/1990 - bolseira F.Gulbenkian.Tem participado em workshops de Improvisação Musical, Encenação musical e de Voz com diversos músicos, destacando Carlos Zíngaro, Carlos Bica, Peter Kowald, Gottfried Wagner Akemi Takeya, Francine Zerfas e Mª João Serrão (1992/2008). Interpretou com Genoveva Faísca personagens do CD 'taco a taco' de Amélia Muge, com orientação de João Brites, em concerto/prémio Zeca Afonso 98, tendo feito os coros dos concertos entre 1998 e 2000. Dançou em Vídeo-clip e lançamento do CD. Cantou em coros, com a direcção dos maestros Alfredo Teixeira, Paulo Brandão, Paulo Lourenço e Francisco d'Orey. (1992/1999) Desde 2006 que é elemento do Coral Comsonante, dirigido pelo maestro Luíz Pedro Faro. Frequentou Cursos de Música e Movimento - Instituto Orff, Áustria (1991). Escreveu o livro de poesia "A boca perfumada", edições tema /dep.literário Soc. Guilherme Cossoul. Frequentou Ateliers de Escrita, com António Torrado, Rui Zink, Margarida Fonseca Santos e António Pina (2005), Guionismo com Conceição Garcia, e 'Música das Palavras' com Margarida Fonseca Santos (2006).


João Rosa (Apoio/investigação)

Actor e encenador. Participou em várias série e novelas como actor em particular destaque na série “SOS CRIANÇAS” (TVI). Criou e encenou os espectáculos; “DESASSOSSEGO” comédia sexual, “E SEXO?! NÃO SE FALA DE SEXO?…” baseado no livro de Isabel Stilwell (Guia para ficar a saber ainda menos sobre as mulheres), “AS FÉRIA” teatro mudo (performance teatral de rua), ANTES DE COMEÇAR” de Almada Negreiros infanto-juvenil. Trabalhos de Cariz experimental “ZÉ DAS COUVES” comédia musical, “CHAPELINHO ROSA CHOC” infanti musical baseado na história do Capuchinho Vermelho, “BRAIN STORM” baseado nos textos de William Shaskespeare, Oscar Wilde, Eurípedes e Brecht entre outros espectáculos. Dirigiu a componente artística do Fórum Cultural de Alverca nos anos de 2001 a 2005 onde realizou peças de cariz experimental, programou e produziu mais de 60 espectáculos em sala e ao ar livre entre musica, dança e teatro. Colaborou com o Teatro Nacional São Carlos com a Opera “DIE WALKURE” de Richard Waguer e “MARIA DE BUENOS AIRES” opereta de Astor Piazzolla temporada 2006/07. Nos seus estudos fez uma abordagem à teoria da cultura, estudos comunicacionais e perspectivas diversas da significação contemporânea, dirigido por Luís Carmelo (prof. universitário, autor e romancista). Participou em workshops de interpretação/teatro dirigido por Miguel Seabra, com Sofia Neuparth num estudo de colocação de técnicas verticais, postura e alinhamento numa perspectiva de mobilidade no [CEM] Centro em Movimento. Frequentou no “CECOA” entidade homologada pelo instituto de emprego e formação profissional a formação pedagógica de formadores com os seguintes objectivos; Conceber e preparar uma intervenção pedagógica. Participou no seminário organizado pelo I.F.I.C.T. em colaboração com o instituto Internacional de Teatro Mediterrâneo. “Aristofanes no seu contexto histórico” com a Dra. Hélia Correia (faculdade de letras de Lisboa). “Teatro e Educação Democrática” sob a orientação do prof. José Monleón. Aulas teóricas e práticas cénicas sob a orientação do prof. José Monleón e Adolfo Gutkin. Iniciou a sua formação de corpo e voz com Edward Fão no já extinto Teatro de Bolso no antigo Teatro da Graça, e oficinas de interpretação teatral com João Ricardo no Teatro da Trindade. Actualmente desenvolve as Oficinas de Teatro com o intuito de fomentar o interesse pelas artes de palco e performativas tanto na optica do executante (quem faz) como no expectante (quem vê). Paralelamente leva a cabo um trabalho de pesquisa/procura de novas estécticas teatrais.

FAÇA JÁ A SUA PRÉ-INSCRIÇÃO - INICIO DAS AULAS EM OUTUBRO 2008 para informações e pré-inscrição contactar 93 823 85 65 /
producoesteatrais@iol.pt

http://joaorosaoficinasteatro.wordpress.com/escola-formacao-actores-teatro/