segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Ninho de Formação 2008 - Almada

FORMAÇÃO
NINHO DE FORMAÇÃO 2008
NF IX – Performance e Voz por Margarida Mestre - 7, 8, 9, 14, 15, 16 de Outubro

NF X – ERROS – Teatro e Performance por Susana Vidal 22, 23, 24, 25, 28, 29 de Outubro

no Ponto de Encontro, Cacilhas / Almada

Este ano, o Ninho de Víboras convidou para as acções do Ninho de Formação duas artistas cujo trabalho cruza a exploração de meios como a voz ou a fisicalidade com a desconstrução das convenções teatrais e da acção verbal, para fazer sugerir formas alternativas para a Performance teatral, musical e visual.
Com a duração de 24 horas cada, os workshops são dirigidos a todos os que se sentem atraídos a desenvolver ou reciclar
valências e capacidades a nível artístico, quer sejam profissionais, amadores ou apenas curiosos pelas artes performativas em geral.

7, 8, 9, 14, 15, 16 de Outubro
NINHO DE FORMAÇÃO IX: Performance e Voz com Margarida Mestre
Margarida Mestre
Com formação em Pedagogia (Educadora de infância), Dança pelo Forum Dança e Sonoplastia, tem desenvolvido em Lisboa e noutras cidades do país diversos ateliers dentro da área do Corpo e da Voz. Esta actividade é resultante da sua investigação como intérprete de dança contemporânea e performance. Tem apresentado trabalhos como: "a Blues", "por um TRIZ..."; "Três actos da tragédia da Mariquinhas"; "Trilogia do corte"; "Fuga em mim menor"; "Materiais sonoros...", o recital de poesia: "Tudo gira", e os objectos poéticos: "Sarará" e "Impressões/Prints", em várias cidades de Portugal, em Marselha, Cabo Verde , Londres e Nova Iorque.
Estudou voz com Shelley Hirsch e Lynn Book (ambas em Nova Iorque ); no Institute for the Living Voice com David Moss, Japp Blonk, Miriam di Palma, Valérie Marestin, Amélia Cunni, Nona Hendrix, Michiko Hirayama e Chris Mann; e no Festival Co-Lab (Porto) com Phill Minton, integrando a performance "Feral Choir".
(
www.margarida-mestre.blogspot.com) (19h / 23h)

A voz como respiração, sopro, ritmo. As palavras faladas, saboreadas, musicalizadas. As vozes criando atmosferas sonoras, harmonias espaciais. O corpo como veículo, caixa de ressonância; material abstracto, sítio visual. Suporte físico da acção verbal.

"como se a voz pudesse despedir o mundo dos nomes..." ( Maria Andre sen)

22, 23, 24, 25, 28, 29 de Outubro
NINHO DE FORMAÇÃO X: ERROS – Teatro e Performance com Susana Vidal
(19h / 23h)
Susana Vidal
A encenadora e actriz Susana Vidal nasceu em Córdoba em 1975. É licenciada em Belas Artes, fez o curso de doutoramento na Universidade de Castilla-La Mancha em Cuenca e usufruiu de bolsas de estudo em Itália, Brasil e Portugal, que utilizou para investigar e investir na formação em teatro e dança contemporânea.
Em Sevilha estudou na Escola de Artes Dramáticas, interpretação e biomecânica no TNT (Territorio de Nuevos Tiempos), e dança contemporânea no C.A.T. Teve formação com Sara Molina , Alfonso Zurro, José António Sánchez, Juan Loriente, La Ribot, Olga Mesa , Ricardo Iniesta, Junger Müller, Yoshida Nório, Mercedes Boronat, Ramón Oller, Sílvio Parlanti, Joana Lopes , Carlos Marquerie, Enrique Martínez , Mónica Valenciano, António Carallo, Jean Paul Bucchieri , João Fiadeiro , Vera Mantero , Francesc Torres, Will Swanson, entre outros.
Como actriz trabalhou em teatro com Miguel Moreira (Útero), Alberto Lopes , João Brites, Ana Rita Barata e Pedro Sena Nunes , Ângela Konrad, Alfonso Zurro, José António Sánchez, Mauro Paccagnela e em cinema com Raquel Freire , Cláudia Tomaz e José Nascimento.
Desde 1995, como encenadora, tem apresentado espectáculos de cariz profissional, em Espanha, Itália , França e Portugal. Tem participado em Festivais como o Citemor, Festival X, Lugar a dança , Encontros imediatos ( Danças na cidade ), Festival Temps d’Images, e apresentado em espaços como o Espaço Ginjal, ZDB , CCB, CAL, (antigo) Teatro Municipal de Almada, entre outros.
Desde o ano 2000 encena o Grupo de Teatro do Instituto Superior Técnico , onde tem definido uma linha identificadora do grupo com espectáculos onde se questiona o processo de criação e a função artística e social do teatro universitário.

Informações – Ninho de Formação
Destinatários:
alunos, profissionais e curiosos das artes performativas e visuais
(máximo 15)
Idade: > 16 anos
Horário: das 19h às 23h
Preço: 1 acção 30€; 2 acções 50€ (pagos no acto da inscrição)
Inscrição:
viboras@netcabo.pt ou 962913258 ou 212740757

Tenho procurado afastar-me de criar fórmulas e conceitos que limitem o meu trabalho artístico e me limitem como criadora. Estou sempre a procura de universos instintivos e emocionais, onde o mais importante são as pessoas e a sua imaginação, a sua força mais intuitiva, onde a verdade seja uma forma de mostrar e de comunicar aos outros, onde nos afastemos de técnicas prefabricadas e de rótulos ou nomes que definam o que estamos a fazer.
Este workshop será direccionado para actores e não actores que queiram criar e procurar coisas a partir de linhas de experimentação que nos permitam encontrar uma linguagem pessoal, critica e comunicante.
A criatividade é subversiva, mexe contra a rigidez do estabelecido das estruturas e das formas. O teatro e a arte são um conflito. Nesse ponto, quando entramos em conflito com o nosso corpo, com a nossa voz, com o nosso mundo, podemos começar a criar, a fazer teatro em liberdade.
“Não me auto defino, só quero ver os erros.” [Susana Vidal]


Ninho de Víboras
Rua Afonso Galo, 31, 2ºesq, ALMADA
t: 91 910 41 89
viboras@netcabo.pt