quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Workshop: Brincar com a Matemática

Workshop - 27 de Setembro às 10h30 - Orientador Nuno Lema - Pré-Escolar

O Tangram e a Matemática Recreativa

«A Matemática faz parte do nosso dia-a-dia». Esta é uma expressão que ouvimos com frequência e não temos argumentos para a contrariar. Utilizamos a matemática para fazermos compras, cozinhar, construir casas, viajar ou jogar. A nossa rotina está totalmente dependente da matemática.

Também não é menos verdade que a Matemática não tem o hábito de reunir as preferências da população em geral. É uma ciência considerada desinteressante e mal amada.

Por isso mesmo não podemos reduzir a Matemática à simples resolução de exercícios e ignorar o lado estimulante e divertido desta ciência. Superar os desafios da matemática requer raciocínio e capacidade de decisão, componentes essenciais do jogo, e criatividade, como na arte. Resolver e criar enigmas é tão antigo como a nossa própria história, assim como o acto de jogar.

Muitos jogos contêm noções de matemática tornando a sua aprendizagem estimulante e divertida. É o exemplo do Tangram, jogo chinês, que consiste na divisão de um quadrado em sete figuras geométricas diferentes, a partir das quais um sem número de figuras podem ser criadas. Com o uso do Tangram vamos conhecer as figuras geométricas, transformá-las em figuras, criar histórias e mostrar o lado risonho e criativo da matemática.

Objectivos:
Despertar para a presença da Matemática no quotidiano.
Revelar a Matemática como uma ciência divertida.
Familiarizar a criança com as figuras básicas da Geometria.
Desenvolver o raciocínio espacial e lógico na resolução de problemas.
Estimular a coordenação motora no uso dos materiais a serem utilizados.
Estimular a participação do aluno em actividades conjuntas promovendo a aprendizagem, a troca de ideias e o trabalho em equipa.

Público Alvo: Idade pré-escolar
Duração: 90 minutos
Preço: 10€
*Inscrições válidas após pagamento

Mais informações:
http://www.ccpe.com.pt/
CCPE - Centro de Criatividade Pró-Ensino
Travessa das Mercês nº26 2º (Bairro Alto)
tel: 210967875 / 919516896
mail:
contacto@ccpe.com.pt