quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Workshop: Preparação para Trabalho em Novelas - Últimas Vagas

ÚLTIMAS VAGAS
“Preparação para Trabalho em Novelas”
Workshop para actores de televisão

De 1 a 17 de Outubro de 2008 das 15h00 às 18h00 e das 20h00 às 23h00
Total de 30 Horas
200 €

Com João Lagarto
O objectivo do actor de televisão é a criação de personagens com comportamentos “naturais”, reconhecíveis na vida. É isso que torna necessário um trabalho como o que propomos

CONSTRUÇÃO DO PERCURSO DO PERSONAGEM
Começaremos por construir percursos, que não se limitam a ser meros registos da acção da novela, mas que já são uma marca do actor nas escolhas que tem que fazer em relação ao comportamento do seu personagem.
O PERCURSO fará com que o personagem não tenha um comportamento sempre igual, não seja um “tipo”, mas vá mudando ao longo da novela (como as pessoas mudam na vida).

TRABALHO SOBRE CENAS
A cena é a unidade narrativa da novela. São normalmente cenas curtas que o actor terá que trabalhar em função do percurso previamente definido, mas também por elas próprias. Como unidades autónomas.
Escolheremos algumas cenas da novela e definir-se-ão objectivos, conflitos, relações com os outros personagens e com os objectos, acções, ritmo, circunstâncias, atenção e imaginação do personagem.
O TRABALHO DAS CENAS fará com que a personagem “respire” - viva, pense e se surpreenda em cada instante (como na vida).

João Lagarto
Fez estudos de actuação no Conservatório de Lisboa (1972/73/74) e na Fundação Gulbenkian com o professor Adolfo Gutkin (1980/81).

É actor profissional desde 1974.
Trabalhou como actor, encenador e tradutor em mais de 60 peças de autores como Gil Vicente, Samuel Beckett, William Shakespeare, Georges Feydeau, Botho Strauss, Bertolt Brecht, Harold Pinter, David Mamet, Alfred Jarry, Brian Friel, António Patrício, Howard Barker, José Maria Vieira Mendes...

É fundador de cinco grupos de teatro – Centro Cultural de Évora (1975), Maizum (1981), Alta Recreação (1984), Teatro da Malaposta (1988) e Os Crónicos (2004)
O primeiro filme em que participa é Histórias Selvagens de António Campos (1978), tendo desde então trabalhado com diversos realizadores – Luis Rocha , Walter Salles Júnior, Ruy Guerra, João Mário Grilo, Joaquim Leitão , Toni Verdaguer, Laurence Ferreira Barbosa, Bertrand Tavernier, Luis Galvão Teles, José de Sá Caetano, João Botelho Manuel Mozos...
Na televisão começa por participar nos filmes de Luís Felipe Costa e na série Duarte e Companhia de Rogério Ceitil; virá a integrar os elencos de algumas telenovelas (A Banqueira do Povo, os Lobos, Lusitana Paixão, Resistirei...) e de várias séries (Cluedo, Ballets Rose, os Policias, A Febre do Ouro Negro, os Távoras, a vida Privada de Salazar...)

Apresenta o programa “Mesa à Portuguesa”.

Participa em diversas produções para as televisões francesa, inglesa e alemã, onde trabalha entre outros com os seguintes realizadores: Claude Guillemot, Franck Apprederis, Michel Lang, Gero Erhardt, Marc Riviére, Robin Davis, Gerard Marx, Susan Belbin, Joel Santini, Pierre Koralnik...
Participou, como responsável pela área de teatro, no lançamento da Escola de Circo – Chapitô.

Foi professor de actuação no IFICT (Instituto de Formação, Investigação e Criação Teatral)
Participou no Curso de Animadores Turísticos da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, como responsável pela área de Artes e Espectáculos.

ACT – ESCOLA DE ACTORES
Edifício das Artes – Universidade Moderna
Travessa da Saúde 2-A Belém
21 3010168 * 91 2233497 * 93 7420643 * 96 8704248
act-workshop@act-escolaactores.com
www.act-escolaactores.com