Curso (7ª edição)
Financiamento de Projectos Culturais através de Patrocínio e Mecenato
Objectivo: Conhecer as metodologias e os processos necessários à angariação de financiamento através de Patrocínio e Mecenato Cultural. Destinatários: Organizações culturais públicas ou privadas: associações, cooperativas, fundações, etc. Estudantes e todas as pessoas interessadas em obter informação sobre Financiamento de Projectos Culturais através de Patrocínio e Mecenato.Metodologia: As sessões serão divididas em períodos expositivos, de debate e de trabalho em grupo. Conferindo-se uma fulcral importância à participação e à experiência particular dos participantes e dos seus projectos culturais específicos.
Local:
Associação Agostinho da Silva
Junta de Freguesia das Mercês
Príncipe Real
Lisboa (Rua do Jasmim, nº 11, 2º)
Início: 7 de Outubro Fim: 18 de Novembro de 2008
Duração: 14 horas (7 sessões de 2 horas) Horário: Terças-feiras, das 18 às 20 horas.
Nota1: O curso só se realiza com o minimo de 10 e o máximo de 20 participantes.
Nota2: Só serão consideradas inscrições as que forem efectivamente pagas até ao dia 3 de Outubro de 2008.
Preço: 60 euros
Formador: Rui Matoso*
Conteúdos programáticos
1- Introdução:
a) Definições de Marketing
b) O Marketing Cultural nas empresas
c) O Mercado de Marketing e de Financiamento
2- Patrocínio de Projectos Culturais
a) Principais objectivos de Marketing Cultural das empresas
b) Pesquisa e adequação de propostas
c) Etapas da construção de um projecto de Patrocínio
d) Organização e redacção da proposta de patrocínio (dossier de patrocínio)
e) Negociação
f) Estrutura base de um contrato de patrocínio
3- Diferenças entre Patrocínio e Mecenato
4- Mecenato Cultural
a) Definição e tipos de Mecenato
b) Objectivos do Mecenato
c) Legislação do Mecenato
d) A dedução fiscal dos donativos
f) O Processo de Mecenato
+info: www.culturaviva.com.pt rui.matoso@gmail.com tlm. 967863646
* Rui Matoso é gestor e programador cultural. É membro da direcção da Associação Agostinho da Silva onde executa um projecto de digitalização e divulgação científica financiado pelo Instituto Camões. Director da revista Espaço Público. É Mestre em Práticas Culturais para Municípios na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, tendo anteriormente realizado uma formação avançada (pós-graduação) em Gestão Cultural na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. É formador certificado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (CAP).