terça-feira, 23 de setembro de 2008

Oficina de Teatro I - Contagiarte, Porto

Esta oficina é uma iniciação ao teatro. É uma sensibilização e um começar a desenferrujar corpo, voz e imaginação. Destina-se a quem quer dar os primeiros passos e adquirir as primeiras ferramentas e experiências de teatro. Recupera tudo que é simulação, faz-de-conta, simulacro, e outros sinónimos do que já fazíamos quando éramos crianças, e dá um passo adiante.

Nesta oficina será abordado o teatro enquanto um jogo de simulação
a) entre os seus jogadores (Jogo Dramático)
b) entre os jogadores e o público (Jogo Teatral)
c) entre jogadores, texto e público (Cenas)

Nesta fase de iniciação a oficina assentará muito mais em processos do que em resultados, ou seja, preocupar-nos-emos sobretudo com o actor e como ele comunica com os outros actores e com o espectador.

Orientador: Nuno Meireles
Licenciado em teatro pela ESMAE, detém uma pós-graduação em dança pela FMH. Actor profissional desde 1997, já trabalhou com Teatro de Marionetas do Porto, Teatro Maizum, Teatro Bábá, A Escola da Noite, Cacto e Bonsai, Seiva Trupe e Ácaro, em Lisboa, Porto e Coimbra.
Como professor tem leccionado no ensino básico/secundário/superior: Atelier de Teatro, Oficina de Expressão Dramática, Jogo e Expressão Dramática, Expressão Dramática e Movimento.
Estuda a brincadeira e o jogo dramático como resquício da infância ao longo da vida. Utiliza a recuperação de jogos de infância e o Jogo Teatral de Viola Spolin como aprendizagem teatral.


http://jogodramatico.blogspot.com/
http://www.contagiarte.pt/