sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Escola de Formação de actores

Em 2007 iniciei as oficinas de teatro para crianças, adultos e seniores com um simples objectivo, fomentar o gosto pelas artes de palco tanto na perpectiva do executante como também de espectador, dando-lhe assim sensebilidade para as novas estecticas/performances teatrais e educação cultural. Agora e num âmbito diferente pretendo inovar o modo como fazemos e vemos o teatro. Acredito nas expressões artisticas pluridisciplinares adaptaveis e de certa forma interligadas ao futuro do teatro. É a partir desta visão que eu e muitos outros colegas de artes de palco trabalhamos. A partir desse principio crio um curso direccionado na fusão de várias expressões artisticas no sentido de criar/formar uma nova vaga de actores (artistas completos).

Casa do artista
Estrada da Pontinha 7 - 1600-582 Lisboa - transportes públicos - Metro Carnide linha azul e Carriz Autocarro nº 26, 68, 115
Contactos e Informações: 93 823 85 65
www.joaorosaoficinasteatro.wordpress.com
Email: producoesteatrais@iol.pt
Inscrições até 27 de Setembro. Inicio das aulas 6 de Outubro 2008

Interpretação Teatral
Breve introdução ao teatro – teatro épico, teatro do absurdo /surrealista, realismo, naturalismo realista e expressionismo.Descoberta do corpo como ferramenta de trabalho, conhecimento do seu próprio “eu” quer a nível fisico sensorial e emocional. Desenvolvimento da criatividade individual, analíse de textos, construção e credibilização de personagens e interpretação.
Com Luisa Ortigoso

Voz
Controle da respiração, respiração abdominal, postura corporal, relaxamento, aquecimento muscular, sons da voz e as variáveis da respiração, aquecimento vocal e ritmos da respiração, o valor da palavra e articulação de palavras.
Com Paula Oliveira

Movimento
Disponibilidade fisica e psicológica, sentido estético do corpo, expressão corporal, presença no palco e no movimento, noções básicas dança/movimento contemporâneo.
Com Cristina Benedita

Apoio/Investigação
Desenvolver as competências para diagnosticar, projectar, realizar e avaliar, intervenções e projectos artísticos de teatro. Desenvolver sensibilidades artísticas. Explorar os conhecimentos de métodos, técnicas e teorias adquiridas.
Com João Rosa