sexta-feira, 25 de novembro de 2011

CDA-Projects, Istambul, Turquia

CONVITE À APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS PARA SUBSÍDIO À INVESTIGAÇÃO ARTÍSTICA E PRODUÇÃO

Decorre até 30 de novembro de 2011 a apresentação de candidaturas ao subsídio da CDA-Projects (Istambul) para a criação de projetos de investigação artística direcionados para a produção crítica de conhecimento numa abordagem transdisciplinar. Será atribuído um subsídio de 10.000 € ao projeto selecionado, com base na decisão a ser tomada em 31 de dezembro de 2011 por um júri internacional.

CDA Projects é uma galeria comercial sediada em Istambul, que representa artistas contemporâneos emergentes e consagrados, turcos e estrangeiros.

Este subsídio de 10.000 € visa incentivar e promover debates em torno da investigação artística alargando-os a uma rede ampla, sendo encorajadas abordagens inovadoras sobre o modo como o discurso se apresenta e o modo como o conhecimento é produzido, repensado e articulado entre disciplinas.

CDA-Projects apoia, igualmente, uma publicação, após a realização do projeto, que recolhe os contributos do processo de investigação e produção.

Elegibilidade
Os candidatos/ autores (incluindo artistas, curadores, escritores, investigadores, etc.,) de qualquer nacionalidade e idade podem propor que os projetos sejam desenvolvidos a título individual ou coletivo. Podem ainda apresentar um projeto de investigação artística que se encontre em fase de produção ou venha a ser finalizado num período de seis meses após a data de seleção.

Prazos
Prazo para candidatura: 30 de novembro de 2011
Anúncio dos resultados: 31 de dezembro de 2011
Finalização do projeto: 30 de junho de 2012
Lançamento do livro: 31 de dezembro de 2012

Para efetuar a candidatura:
A documentação deverá ser enviada em inglês para grant@cda-projects.com e incluir:
- Proposta de projeto (máximo de 500 palavras explicitando a abordagem à investigação artística, objetivos e motivação da investigação a desenvolver bem como o resultado esperado);
- Curriculum Vitae;
- Portfolio em formato PDF;

Os ficheiros "Time based media" deverão estar disponíveis para download (em baixa resolução - com um peso não superior a 350 MB), devendo ser indicado o link de acesso aos mesmos. Caso a resolução seja importante, é possível enviar um DVD com excertos até 30 minutos para a morada:

CDA-Projects Grant
Istiklal Cad.
Misir Apt. No:163 K.3 D.5
Beyoglu / Istanbul
34433 Turkey

Critérios de avaliação
A seleção de projetos far-se-á mediante comparação das propostas apresentadas de acordo com os seguintes critérios de avaliação:
- Capacidade para refletir sobre o que é o conhecimento e sugerir novas formas de produção de conhecimentos;
- Capacidade para articular uma forma e metodologia inovadora relativamente ao conteúdo;
- Capacidade para considerar problemas artísticos de um ponto de vista teórico;
- Capacidade para articular uma abordagem transdisciplinar, nomeadamente através da cooperação entre diferentes campos;
- Exequibilidade do projeto de acordo com os documentos complementares fornecidos;
- Capacidade para criar novas configurações tecnológicas e trabalhar de forma inovadora com a tecnologia (não significando necessariamente altas tecnologias).

Júri
Os membros do júri convidados são Hito Steyerl, Anton Vidokle e Pauline J. Yao. İz Öztat participará no júri na qualidade de gestor do projeto do "CDA-Projects Grant for Artistic Research and Production".

Mais informações:
http://www.cda-projects.com/projects-grant.asp