sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Meios Digitais e Indústrias Criativas - Porto

OS EFEITOS E OS DESAFIOS DA GLOBALIZAÇÃO

O CETAC.MEDIA – Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação - organiza o VII Congresso da SOPCOM (Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação), que se realizará, na Universidade do Porto, de 15 a 17 de Dezembro de 2011, com o apoio da Agência INOVA. Este congresso, que se realiza de dois em dois anos em sistema de rotatividade entre universidades portuguesas, visa reunir a comunidade científica nacional e promover o desenvolvimento das Ciências da Comunicação no país.

A edição deste ano, que tem como tema "Meios Digitais e Indústrias Criativas - os efeitos e os desafios da Globalização", compreenderá a organizarão de sessões plenárias e sessões de trabalho no âmbito dos Grupos Temáticos específicos da associação. Em destaque estarão as políticas públicas para os meios digitais, as redes sociais e suas implicações para a cultura, a cidadania e comunicação, a convergência das tecnologias da informação e comunicação e os novos desafios para as indústrias de conteúdos digitais interativos, entre outros.

Desta forma, a Agência INOVA convida todas as entidades interessadas ou implicadas nestas temáticas a participar numa mostra de projetos que decorrerá paralelamente à SOPCOM, no átrio da Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Tendo como objetivo dar uma perspetiva dos projetos e empresas ligadas às temáticas dos novos media, novas ferramentas e suportes, novos conteúdos e abordagens, transmedia, entre outros, desenvolvidos por entidades portuguesas, este evento constitui uma oportunidade única de promover os projetos junto dos decisores das principais empresas e instituições ligadas ao setor dos media e audiovisuais.

De referir que o Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação é uma unidade de investigação na área científica das Ciências e Tecnologias da Informação e da Comunicação, criado em 2007, com polos nas Universidades de Aveiro (Departamento de Comunicação e Arte) e na Universidade do Porto (Faculdade de Letras). A investigação no CETAC.MEDIA centra-se em estudos sobre Informação e Comunicação em novos contextos com mediação tecnológica e inclui, como tópicos principais, a Organização e Representação de Informação, Comportamento Informacional, Processos de Comunicação em Novos Media e Aplicações de Media Participativos.

Mais informações:
dviegas@agenciainova.pt