sábado, 26 de novembro de 2011

Coffeepaste recomenda (XI)

Exposição: Frida Kahlo - As suas Fotografias
A Casa da América Latina traz a Lisboa uma selecção de 257 fotografias das 6.500 que compõem o acervo da Casa Azul/Museu Frida Kahlo numa exposição intitulada “Frida Kahlo - As Suas Fotografias”. Esta é a primeira apresentação internacional da exposição que pode ser visitada de 4 de Novembro de 2011 a 29 de Janeiro de 2012, no Pavilhão Preto do Museu da Cidade (Campo Grande, 245).
“Frida Kahlo - As Suas Fotografias”, apresentada pelo Museu Frida Kahlo em 2010, exibe um conjunto significativo de fotografias que serviram à pintora mexicana como recordação, ferramenta de trabalho ou como forma de exorcizar a solidão. Esta mostra, com curadoria de Pablo Ortiz Monasterio, reconhecido fotógrafo e historiador da fotografia no México, ilustra a importância deste meio artístico na vida da pintora.
Esta exposição que mostra uma série de fotografias que pertenciam ao acervo pessoal da artista, na sua maioria desconhecidas, divide-se em seis núcleos: Os Pais: Guillermo e Matilde; A Casa Azul; O Corpo Acidentado; Os Amores de Frida; A Fotografia e a Luta Política. Não se pretende apresentar uma cronologia da vida e obra de Frida Kahlo, mas antes, mostrar pedaços da sua história pessoal e da sua intimidade, de um país e de uma época, permitindo também descobrir novas facetas de uma das personalidades mais complexas e enigmáticas do século XX.

Até 29 de Janeiro de 2012, no Pavilhão Preto do Museu da Cidade.

Feira do Livro de Fotografia
No seguimento da primeira edição da Feira do Livro de Fotografia e com a mesma filosofia, achámos que seria importante reunir de novo um conjunto de fotógrafos, editores, livreiros, alfarrabistas e galeristas que dessem a conhecer as suas edições, clássicas ou contemporâneas, e apresentassem algumas das novidades que existem nesta área.
Queremos desta forma divulgar o universo da edição em fotografia, de forma a criar novos públicos e incrementar os interesses existentes, assim como criar uma plataforma para o diálogo sobre este meio específico dentro da fotografia, cruzando-o com áreas como o design, as artes plásticas, o jornalismo, o cinema ou a edição em geral.
Será introduzido um espaço particular para os projectos de livro de Autor, alguns ainda em processo de desenvolvimento e outros já concluídos, de modo a provocar, nesta fase, a reacção do público.
25 Nov - 27 Novembro 2011
na Fábrica Braço de Prata, Lisboa. Horários: Sábado e Domingo, 15H - 21H. ENTRADA LIVRE


Festival: INSHADOW
3
º FESTIVAL INTERNACIONAL DE VÍDEO PERFORMANCE E TECNOLOGIAS
De 1 a 11 de dezembro, a Vo'Arte dará continuidade à parceria com o São Luiz Teatro Municipal na terceira edição do InShadow - Festival Internacional de Vídeo Performance e Tecnologias, com direção artística de Pedro Sena Nunes e Ana Rita Barata. Este ano, na sua 3ª edição, o festival pretende refletir sobre as novas tendências da criação contemporânea transdisciplinar, com destaque para a convergência entre a arte da imagem e do corpo, cruzando a experiência de artistas reconhecidos com criadores emergentes nas vertentes da performance e da tecnologia. Com início a 1 de dezembro, no Teatro do Bairro, o INSHADOW passa também pelo museu Nacional de Arte Antiga, Centro Nacional de Cultura, Faculdade de Motricidade Humana, Módulo - Centro Difusor de Arte e Pickpocket Gallery.
Do programa fazem parte uma competição internacional de vídeo-dança, espectáculos, performances, documentários, instalações, exposições, workshops, masterclasses e sessões especiais. De sublinhar a participação de Ka Fai-Choy (Coreia do Sul) com a instalação Notion - Dance Fiction, Simão e Rosinda Costa (Portugal) com o espectáculo Lan em Fuga e Alva Morgenstern (Áustria) com o espectáculo Aurora Digitalis.