quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Workshop: Vencer no Mundo Criativo - Lisboa

Workshop Restart
Vencer no Mundo Criativo
26, 27 de Novembro e 3 de Dezembro
Formador | Rui de Brito

PÚBLICO ALVO
Nos dias que correm, este é um tema de extrema pertinência como complemento para todos os profissionais (actuais e futuros) das chamadas indústrias criativas: televisão, vídeo, cinema, fotografia, produção, som, publicidade, new media, moda, escrita criativa, jornalismo, design, web, eventos, etc.

OBJECTIVOS
Este workshop pretende ser um autêntico despertar de consciências e mentalidades de maneira a conseguir motivar uma efectiva mudança de postura da nova geração em relação à sua forma de estar no Mundo das Indústrias Criativas: mais exigente, competitiva, confiante, produtiva, inovadora, mais observadora, humana e criativa.

CONTEÚDOS
1. INTRODUÇÃO AO CONCEITO DE CRIATIVIDADE:o conceito de Criatividade; a importância das Indústrias Criativas na economia contemporânea; a diferença entre Criatividade associada ao trabalho numa indústria e associada à arte; passos para potenciar a nossa criatividade ao resolver problemas.

2. O MUNDO LÁ FORA: o que realmente esperaum aluno fora da escola no mercado de trabalho das Indústrias Criativas; como funciona o mercado de trabalho; a concorrência nos dias de hoje, que deixou de ser local ou nacional e passou a ser global; como lidar com a crise mundial e o decréscimo cada vez maior nos valores dos orçamentos e dos postos e oportunidades de trabalho.

3. A NOSSA POSTURA ENQUANTO PROFISSIONAL CRIATIVO: a auto-crítica como melhor aliado; saber ouvir críticas e aprender com isso; a relação com o chefe; trabalhar em equipa; liderar, gerir e motivar equipas; a importância de pensar ‘Fora da Caixa’; a importância da exigência na qualidade final do nosso trabalho; pensar 360º; a importância de nos colocarmos no papel do cliente.

4. AS FASES DE DESENVOLVIMENTO DE UM PROJECTO CRIATIVO: a importância de se conhecer bem todas as fases e todas as áreas de desenvolvimento de um projecto; como analisar um briefing; saber o que está por trás da decisão de um cliente; o Brainstorming; como passar para o ‘papel’ as nossas ideias; a gestão delicada entre conceito / forma e orçamento; a apresentação / defesa de projectos em reunião.

5. OS NOVOS CAMINHOS DAS INDÚSTRIAS CRIATIVAS: o futuro dos conteúdos autorais; novas formas de pensar e rentabilizar projectos; notas para criar negócio próprio na conjuntura actual.

HORÁRIO
10h às 13h e das 14h às 19h

HORAS
24 h

VAGAS
16 Participantes
(mínimo 8)

ADMISSÃO
12º ano de escolaridade. Preferencialmente para
candidatos ligados às indústrias criativas.

PREÇO
Inscrição - 50€
Geral + 170 €
| parcerias: FNAC, CGD, Cartão Lisboa Viva,
entre outros (consultar em www.restart.pt)
| comunidade restart: 20% desconto
| dois workshops: 15% desconto no 2º workshop
(descontos não acumuláveis e aplicáveis apenas
ao valor “Geral”)
Pagamento integral até à primeira semana
antes do início.

FORMADOR | Rui de Brito
Com mais de 12 anos de experiência e de trabalho
reconhecido nas indústrias criativas deram-lhe a possibilidade de experimentar diversos lugares no processo de criação e desenvolvimento de projectos, em Portugal e no estrangeiro. Realizador, produtor,director criativo, director de arte, designer e até opapel de cliente. Esta experiência dá-lhe um raro e importante ponto de vista, privilegiado e transversal do processo criativo, desde o seu início até à sua conclusão.
Actual: SUBFILMES – Director Criativo e Executivo, Realizador e Produtor; SHORTCUTZ NETWORK (Lisboa, Porto, Londres e Berlim) – Criador, Director Executivo e Criativo; OFFBEATZ NETWORK – Criador, Director
Executivo e Criativo Anteriores: MTV GRÉCIA - Produtor Executivo; KRYPTON – Realizador; TAKE IT EASY – Realizador; BBDO PORTUGAL – Director de Arte.

LINKS
www.subfilmes.com (nota: site em actualização)
http://offbeatz.com/project/rui-de-brito/

INFORMAÇÕES
Telefone
21.3609450
e-mail
info@restart.pt

RESTART
Rua da Quinta do Almargem, nº 10
Belém
http://www.restart.pt