quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Workshop de Corpo e Voz - Lisboa

Com
*JORGE PARENTE*
12 a 16 de Dezembro de 2011
Segunda a Sexta-feira, 10h às 14h
130€

Objectivos – descobrir outro processo de produzir som; explorar outros registos vocais; aprender a colorir de emoção e identidade, a produção vocal; desenvolver a capacidade de cantar como se fala e de falar como se canta.

Conteúdos – aprendizagem e repetição de um “alfabeto” de acções físicas precisas (acções que mobilizam todo o corpo e que activam os impulsos vocais); “abertura” vibratória da voz através de “viagens vocais” (colectivas e individuais); explorar canções de diferentes repertórios (a solo ou em grupo); explorar o acto de dizer, utilizando para tal textos de diferentes estilos e formatos (a solo ou em grupo);

A metodologia de trabalho pode ser definida a partir dos seguintes pressupostos: a voz emerge a partir de acções físicas de todo o corpo; ao realizá-las, dinamiza-se no indivíduo a emergência de um fluído de vida subjacente, uma vibração incorporada; é a partir deste substrato que temos acesso a outros espaços de ressonância, a outro(s) som(s) e a outra(s) voz(es), inesperadas e imprevisíveis. O fenómeno vocal que daí resulta, é concebido, não unicamente enquanto processo fisiológico, mas também enquanto prolongamento, tanto de um estado mental como duma identidade. Para que se possa atingir essa outra “conexão”, a exploração vocal terá que mobilizar todas as “camadas” do Ser.

Pela voz, podemo-nos efectivamente descobrir e desafiar os nossos próprios limites!

Público-alvo: Profissionais das artes do palco, mas também aberto a estudantes e todos os interessados pelas questões da voz e da comunicação. Sem pré-requisitos.

Jorge Parente foi assistente de Zygmunt Molik (co-fundador do Teatro Laboratório de Grotowski) durante 18 anos (indicado pelo mestre como o fiel depositário da sua metodologia de trabalho). Vive em França há 40 anos, e nos últimos 5, intervêm na escola Science-Po e ENACT no domínio da comunicação em público. É actor e encenador, com actuações e apresentação de espectáculos em França, Suíça, Holanda, Itália, Portugal, entre outros países.

Informações e Inscrições:
ACT - Escola de Actores
Lx Factory - Rua Rodrigues Faria, nº 103 – 1300-501 Lisboa
21 301 01 68/ 93 785 25 55
workshop@act-escoladeactores.com
http://www.actescoladeactores.com