sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Coffeepaste recomenda (XXIII)

Festival: Doclisboa’12O Doclisboa propõe repensar o Documentário nas suas implicações e potencialidades: o cinema apresenta-se aqui como uma prática que permite encontrar novos modos de pensar e agir no mundo, assumindo desta forma uma liberdade que supõe uma íntima implicação entre o artístico e o político. O que procuramos é dar a ver filmes que eventualmente nos ajudarão a compreender o mundo em que vivemos e a encontrar nele possíveis forças de mudança. Com cerca de 150 filmes e um programa preparado com rigor e dedicação, a 10ª edição do Doclisboa oferece ao público um lugar de encontro, de reflexão e de debate.
18 a 28 de Outubro 2012
http://www.doclisboa.org


Teatro: PENTHESILIA - dança solitária para uma heroína apaixonada
 
Um hino à imaturidade dos amantes a partir do drama trágico Penthesilea (de 1808) de Heinrich von Kleist. O autor, inspirando-se provavelmente na passagem de Penthesilea pelo poema épico Posthomerica de Quintus Smyrnaeus e na herança imagética de Séneca, nomeadamente nas descrições sangrentas, subverte o mito clássico de que a rainha das Amazonas morreria pela espada de Aquiles durante a guerra de Tróia. Na peça do dramaturgo alemão, é Aquiles quem é brutalmente desmembrado pela rainha confusa por experimentar sentimentos novos e obcecada pela conquista que a sua tradição lhe exige. Em cena, soam as vozes de uma poderosa luta entre o belo e o terrível, a razão e a emoção, a sociedade e os afectos. A filosofia mistura-se com a poesia que se mistura com a psicologia, num espectáculo que sublinha, sobretudo, a evidência de que os homens dificilmente conseguirão resolver a sua relação com a liberdade. Parafraseando Óscar Wilde, é caso para se dizer “Each man kills the thing he loves” (Todos os homens matam o que amam).
Um espectáculo de Martim Pedroso a partir da Pentesileia de Heinrich von Kleist traduzido para português por Rafael Gomes Filipe
Com Nicole Kehrberger (Penthesilia), Emanuele Sciannamea (Aquiles), Carla Bolito (Corifeu 1), Martim Pedroso (Corifeu 2)
Teatro S. Luiz
SALA PRINCIPAL M/16
QUINTA A SÁBADO ÀS 21H00; DOMINGO ÀS 17H30

http://www.teatrosaoluiz.pt/