sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Workshop de Cinema Documental - Lisboa

com José Nascimento
Da história do cinema documental à realização de uma curta-metragem

Objetivos
Leituras e visionamentos sobre a evolução do documentário. Análise de filmes de cineastas que historicamente marcaram e desenvolveram o género do filme documental, revelando estilos e técnicas que estão na base do documento fílmico de exposição, observação, reflexão e interacção. Desenvolvimento de projecto de curta-metragem documental.

Destinatários
Este curso destina-se a pessoas que queiram adquirir uma compreensão dos diferentes modos de representação cinematográfica e da forma como se relacionam com a história do documentário, através da visualização, pesquisa e execução de um projecto de filme.

Metodologia
Aulas apoiadas na apresentação e visionamento de filmes representativos das áreas de conhecimento propostas. Aulas práticas com apoio de equipamentos audiovisuais para articulação e finalização de projectos. Desenvolvimento e articulação dos processos criativos para as fases de argumento e planificação, pré-produção, rodagem e pós-produção da curta-metragem.

Nota: os participantes deverão ter câmara própria (ou outro suporte de captação) e pc portátil.

Local da formação
Fundação INATEL - Espaço Mouraria
Rua da Mouraria, n64, 4º andar (sem elevador)

Duração e horários
Duração total: 48h
    Dia 17/18 de novembro - das 14h às 20h
    Dia 24/25 de novembro - das 14h às 20h
    Dia 1/2 de dezembro - das 14h às 20h
    Dia 8/9 de dezembro - das 14h Às 20h
     
Programa
Aceda a  http://www.inatel.pt/content.aspx?menuid=269

Sobre o formador
José Nascimento
Começa a trabalhar em Cinema como assistente de realização no filme “ Perdido por Cem “de António Pedro Vasconcelos e “O Mal Amado “ de Fernando Matos Silva. Depois do 25 de Abril realiza documentários para os programas Ensaio e Impacto (RTP 1 e RTP 2) com a colaboração literária de Alexandre O’Neill, Álvaro Guerra e Alface. É sócio fundador da Cinequipa – Cooperativa de Cinema Experimental (1974). Monta vários filmes, entre eles, Cerromaior de Luís Filipe Rocha, “ O Bobo ” de José Álvaro Morais, “Paraíso Perdido” de Alberto Seixas Santos e “Aqui na Terra” de João Botelho. Realiza para a televisão as séries “Binário” (série de filmes musicais), “Ecran” (magazine de cinema), “TV Artes” (magazine de artes plásticas). É professor de Montagem na Escola Superior de Cinema do Conservatório Nacional entre 1981 e 1987. Realiza para o cinema as longas metragens “Repórter X”, “Tarde Demais“, “Lobos” e ”T2QUARTOANDAR” para o Festival Temps d’Image. Orienta workshops “Curta Metragem” para a Semana de Cinema Europeu da Covilhã, para o Festival de Cinema Europeu de Angra do Heroísmo e para a Escola de Cinema da Universidade da Beira Interior.

Inscrição
As inscrições decorrerão até dia 16 de novembro sob uma das seguintes formas:
Tel: 210 027 148
E-mail: smarques@inatel.pt
Agência INATEL Rossio: Rua das Portas de Sto. Antão, 2, Loja 2-A
Agência INATEL Alvalade: Parque de Jogos 1º de Maio - Av. Rio de Janeiro

Forma de pagamento: no caso das inscrições realizadas via telefone ou e-mail, o valor do curso deverá ser liquidado no prazo máximo de 3 (três) dias numa das seguintes formas:

    Dinheiro (apenas se aceitam pagamento em dinheiro presencialmente nas agências da Fundação)
    Cheque (à ordem da Fundação INATEL)
    Transferência bancária (NIB 00 33 000000 180680810 77)
    
Em qualquer caso, o pagamento só deverá ser efectuado depois de confirmação de vaga por parte da Fundação INATEL.
Nas inscrições presenciais o pagamento da inscrição é feito no acto.
 
Tabela de Preços
Associados INATEL - €110
Não associados - €150