terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Workshop de Voz (Falada) - Porto

por Filipe Canha

Descrição
“As situações de exposição acabam por ser cruas, nuas, frontais, sinceras, directas para nos. O querer falar e não o compreender/saber tecnicamente como colocar a voz sem a danificar. Factos interpretados verdadeiramente com a segurança necessária para as nossas cordas vocais. Um espaço para experimentar como trabalhar a voz.”

Objectivos
Este workshop tem como intuito trabalhar a relação entre o relaxamento do corpo e a voz com vários exercícios dados aos executantes. Pretende-se que a sessão de trabalho seja a exploração dos exercícios que se impõem como materiais altamente relevantes e úteis para o uso da voz em qualquer tipo de situações como de exposição, interpretação, discurso ou ate de situações quotidianas.

Público Alvo
Actores, Bailarinos, Professores, Estudantes etc.

Sábado, 10 Janeiro 2009
10h00-13h00
14h30-17h00
Fundação Escultor José Rodrigues,
Rua da Fábrica Social S/N
4000-210 Porto
Inscrição
Limite: 15 pessoas
Preço: 10 €
Inscrição: www.oconteudo.org

Área CONTACT
Subject: Workshop Filipe Canha.
Message: Dados pessoais + breve CV.

Filipe Canha
Filipe Canha nasceu no Porto e tem como formação Dança clássica, Daça Moderna, Dança Contemporea e Interpretação Teatral. Concluiu na Escola Profissional BalleTeatro em 2001, o curso de Interpretção.Completou a sua formação Universitária na Scenekunst Akademy na Noruega. Propos a esta instituição fazer estudos "exchange" na Concordia University, Montreal, Canada, no curso de Dança Contemporánea e Coreografia com intuito de desenvolver uma pesquisa dos seus estudos conceptuais concluindo em 2007.
Em Junho de 2007 participou no workshop de Vera Mantero, organizado pelo Núcleo de Experimentação Coreográfica (Porto).
Trabalhou como Assistente na Galeria de Arte Jorge Shierley em Lisboa.
Foi interprete e trabalhou com:"O meu nome e Ninguén." por Elizabete Magalhães, produzido para a Fabrica de Movimentos, Porto; "Laban" por James Mcbride; "Antichrist" por Rolf Alme e coreografia de Dennis Visscher; "Last Interview" por Kate Pendry; "Bambiland" por Jay Scheib; "Portrait series" por Michael Laub; Kristin Norderval; Amanda Steggell; Reinert Mithassel – Noruega; "Fio Condutor" por Joana Antunes, "Perspectives" por Michaele Haleb - Portugal.
Como criador dirigiu e coreografou as Performances:"Gisberta Transgendering & Transcending [Studies]" em 2008; "Toilet Zone" em 2008; "radioactive feels" em 2008; "Mr. EggMan" em Novembro de 2007 – Portugal; "... anonymously, women." em 2007; "none metalayer", em 2007 "The words, the truthful words are mute." em 2006 – Canada; "asphyxia", em 2006; "no meat to chew",em 2005; - Noruega.
Nos seus trabalhos como criador recorre a multimédia, através dos programas: Adobe Photoshop, KWRealizer, Final Cut Pro, Audacity, Cue Base.
Para a Prova de Apetidão Profissional dos alunos da Academia Contemporánea do Espectáulo – ACE, com direcção de João Castro e assistencia de direcção de Sofia Bernardo, desenvolveu um Workshop intensivo sobre a realidade e crueza contemporánea do Teatro Alemão intitulado como "o eu político consciente", em Junho de 2008.
Foi responsável pelo Workshop " As palavras, as palavras que ficam são cruas." na Galeria Servartes – Habiserve, em Fevereiro de 2008.
Foi responsável em laboratórios de Composição no Espaço no "studio303" (Montreal, Canada) - estúdio de conceptualização para a Dança Contemporánea em 2006/2007.