terça-feira, 26 de julho de 2011

Artes fora / Bolsa de Informação

Estão abertas a partir de hoje as inscrições na plataforma de apoio à internacionalização Artes fora / Bolsa de Informação, podendo as entidades que operam no sector artístico aceder aos formulários de registo através do sítio Internet do GPEARI (http://www.gpeari.pt).

A informação assim obtida, relativamente à actividade e disponibilidade para circulação no domínio da internacionalização, será objecto de divulgação pública e de publicitação directa junto da rede de conselheiros culturais e leitores do Instituto Camões, constituindo uma ferramenta de trabalho e apoio à internacionalização da cultura.

Em caso de necessidade de esclarecimentos ou dificuldade no preenchimento dos formulários, disponíveis a partir de hoje na opção Artes fora do sítio Internet do GPEARI, poderão ser contactados os serviços técnicos do GPEARI através do telefone 213241930 ou utilizando o endereço electrónico artesfora@gpeari.pt.

A plataforma Artes fora / Bolsa de informação, desenvolvida no âmbito das atribuições do GPEARI no domínio da internacionalização, é um dispositivo de difusão de informação sobre produções artísticas com apresentações internacionais agendadas e produções artísticas disponíveis para circulação internacional.
Acessível a partir da Internet, no sítio do GPEARI, a Bolsa de Informação Artes fora integra um directório de entidades artísticas, uma bolsa de produções disponíveis para circulação e uma agenda de apresentações internacionais. A realização deste trabalho decorreu no quadro do protocolo de cooperação institucional assinado entre o Instituto Camões e o GPEARI, habilitando-se assim a rede de conselheiros culturais e leitores do Instituto Camões com uma ferramenta de trabalho e de apoio à internacionalização da cultura. Trata-se de um instrumento de trabalho fundamental para a definição de prioridades e optimização de recursos no que respeita à acção cultural externa portuguesa.
A concepção deste trabalho foi efectuada em colaboração com o Observatório das Actividades Culturais e com o Instituto Camões, tendo como base de referência o trabalho técnico realizado pela Direcção-Geral das Artes, entre 2004 e 2009, no âmbito do Programa Território Artes.