segunda-feira, 11 de julho de 2011

Workshop: Faça-me uma mise (en scène) | Workshop de Iniciação à Encenação - Lisboa

Workshop Restart
Faça-me uma mise ( en scène) | Workshop de Iniciação à Encenação
16 e 17 de Julho
Formador | Pedro Penim

PÚBLICO ALVO
Estudantes de teatro, jovens encenadores (com primeira ou segunda obra no currículo), interessados no tema em geral.

OBJECTIVOS
Workhop destinado a experimentar simulações de possíveis encenações teatrais.
Através da apresentação e discussão de diversas metodologias e anti-metodologias usadas em diversas encenações profissionais, e recorrendo ao uso de diversos materiais textuais passíveis de serem encenados, criar-se-á um espaço onde se arquitecta, analisa e critica uma série de propostas criativas que visam a materialização de encenações teatrais. Pretende-se que o grupo possua uma bolsa de hipóteses que servirão de módulos para posteriores tentativas. Algumas delas serão postas em prática e experimentadas individualmente ou em conjunto (as que prometerem mais luta), outras ficarão como objetos de coleção (as que merecerem admiração), outras ainda apenas como “mises”:
muita laca, muito secador, mas pouca resistência às intempéries.

CONTEÚDOS
O método mais usado será a leitura, pesquisa, confronto de ideias, criação individual e criação colectiva: cada um dos intervenientes tomará para si a responsabilidade de todos os actos criativos, pretendendo-se que este envolvimento e dedicação pessoais se reflictam nas diversas propostas que vão sendo discutidas ao longo do workshop.
Explorar-se-á a ideia de comunidade, a necessidade de encontrar um espaço e criar um domínio estético e ético com o intuito de trilhar caminhos que questionem fronteiras e abram portas para um eventual processo criativo de encenação.
As “encenações” serão produto de um processo que se deseja o mais orgânico e total possível, de modo a abolir chavões como “obediência” ao texto, “interpretação” do texto ou “importância” do texto e assim não dar espaço a qualquer tentativa de hierarquização dos vários elementos que formam o todo do espetáculo.

HORÁRIO
10h às 13h e das 14h às 19h

HORAS
16h

VAGAS
16 Participantes
(mi­nimo 10)

ADMISSÃO
Os interessados deverão ter domínio aceitável da língua inglesa. Apresentação de cv.

PREÇO
Inscrição - 50€
Geral + 100 €
| comunidade restart: 20% desconto
| dois workshops: 15% desconto no 2º workshop
| parceiros restart: 10% desconto
(descontos não acumuláveis e aplicáveis apenas ao valor “Geral”)
Pagamento integral até uma semana antes do início

FORMADOR | Pedro Penim
Completou a sua formação teatral em 1998 na Escola Superior de Teatro e Cinema, Lisboa.
É membro fundador e director artístico do Teatro Praga (www.teatropraga.com), companhia com a qual tem trabalhado e com a qual já recebeu diversos prémios na área do Teatro (Menção especial do Prémio Acarte 2003, Prémio Teatro na Década 2003, Prémio Teatro SIC 12 anos).
O seu trabalho como encenador e actor estende-se também à escrita, à tradução e à formação (Escola Superior de Teatro e Cinema, Balleteatro, e.o.) e já foi apresentado por todo o território português e noutros países da Europa como França, Itália, Reino Unido, Alemanha, Eslováquia, Eslovénia e Hungria.
Foi encenador convidado pelos Capitals / Fundação Calouste Gulbenkian (em conjunto com outros cinco encenadores portugueses), nos Capitals in discussion, dirigido por Jan Ritsema e Bojana Cvejić e do projecto It Will Be What We Make It (composto por um grupo internacional de teóricos e artistas).
Fora do Teatro Praga trabalhou com a companhia belga Tg.STAN (Point Blank, 1998), CAPITALS 2003 (Do It Yourself), Teatro Nacional D. Maria II, Teatro Aberto, Cª de Teatro de Sintra, CITAC, e.o.

LINKS
www.teatropraga.com
www.artecapital.net
www.republicart.net
www.artinamericamagazine.com

INFORMAÇÕES
Telefone|
21.3609450
e-mail |
info@restart.pt

RESTART
Rua da Quinta do Almargem, nº 10
Belém
http://www.restart.pt