terça-feira, 26 de julho de 2011

workshop teatro semanal no museu da água férias grandes - Lisboa

Férias grandes no Museu da Água. A arte dramática, imaginação, ideias e sentimentos vão estar na ordem do dia no workshop de artes performativas que, em cada semana de férias apresenta várias etapas artísticas (leitura expressiva, voz, dicção e oralidade, desinibição, expressão corporal). Actividades que encorajam o desejo natural das crianças e jovens para o desenvolvimento da sua personalidade. Tudo isto para explorar no museu da água…

Na prática dramática, imaginação, ideias e sentimentos são representados através do movimento, do som, da imagem e da acção dramática. Conhecer as convenções e as regras da linguagem dramática e teatral habilita as crianças a criar formas que tornam mais concretas as suas ideias e sentimentos, estabelecendo assim o conhecimento de si, dos outros e do mundo. Nas actividades dramáticas e performativas, é clara a intenção de comunicação de construção e interpretação de sentidos como forma de comunicar com o nosso mundo interior e com o mundo em que vivemos.

Este Workshop pode ajudar a criança na construção da sua visão do mundo, articulando ideias, experiências e observando diferenças e semelhanças com os outros elementos do grupo; dar forma à expressão de atitudes acerca das tradições e hábitos culturais; exercitar e desenvolver formas de pensamento crítico.

As actividades performativas podem encorajar o desejo natural das crianças e jovens para o desenvolvimento da sua personalidade, ao mesmo tempo que lhes proporciona oportunidades para explorar uma larga variedade de contextos e situações que os conduzam à construção da sua visão do mundo.

Todos os anos levamos o teatro e as artes performativas para outros palcos, espaços diferentes e interessantes do ponto de vista histórico, cultural e acima de tudo criativo. Durante 5 dias entre as 9:00 e as 18:00 as crianças/jovens irão passar por várias etapas artísticas tendo como pano de fundo o Museu da água. Desinibição, jogos pedagógicos, heterogeneidade das idades, interacção entre grupos, criatividade, criação do texto e apresentação são os tópicos a serem abordados e trabalhados durante a semana.

Objectivos:
Dinamizar novas experiências, promover e encontrar apetências artísticas, noções teóricas e práticas das artes performativas, criação de dramaturgia (texto dramático) apresentação/performance teatral.

Local de Formação:
Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos | Morada: Rua do Alviela, 12 - Lisboa 1170-012 Lisboa

Publico alvo:
Dos 6 aos 16 anos.

Datas:
6ª Turma: De 1 a 5 de Agosto (inscrições abertas)
7ª Turma: De 8 a 12 de Agosto (inscrições abertas)
8ª Turma: De 5 a 9 de Setembro (inscrições abertas)

Horário:
Das 9:00 às 18:00 de segunda a sexta-feira. Apresentação dos trabalhos finais (performance teatral) às sextas-feiras das 17:00 às 18:00.
Para se inscrever basta solicitar ficha de inscrição preencher e reencaminhar para producoesteatrais2@gmail.com

Website: http://joaorosaoficinasteatro.wordpress.com/workshop-artes-performativas-criancas/