quinta-feira, 21 de julho de 2011

Workshop: Entrar, Atravessar e Sair depois de Olhar - Lisboa

Marta Traquino
ENTRAR, ATRAVESSAR E SAIR DEPOIS DE OLHAR
Workshop integrado no FcVERÃO 2011 - (parceria Forum Dança e c.e.m)

Data: 25 a 29 de Julho
Horário: 16h às 18h
Preço: 50€
Local: c.e.m

Ao longo das sessões deste workshop serão apresentados alguns dos projectos artísticos de Marta Traquino: “Dentro do Ar” (2004); “Entre” (2005); “Travessia de Fronteira – 2ª Parte” (2007); “Que cor tem agora o céu?” (2010).
Instalações de carácter ‘site-specific’ que funcionam como ‘arquitecturas efémeras’ que equacionam a relação do sujeito face às ‘arquitecturas permanentes’ onde se integram, propondo a percepção atenta de dados pré-existentes numa situação em ‘micro-contexto’ potencialmente transferível a um ‘macro-contexto’, da dimensão pessoal à social. Sendo realizáveis pelos percursos e acções individuais dos visitantes/participantes, funcionam como dispositivos mediadores de uma atenção crítica focada no movimento do corpo no espaço. Pretende-se que cada sessão seja geradora de conversação entre os participantes com base na partilha de ideias provenientes de diferentes áreas artísticas (e outras) centradas na importância da experiência corporal na apropriação do conhecimento, geradoras de práticas de resistência à tendência para o atrofiamento táctil consequente dos predominantes excessos da experiência virtual que actualmente a sociedade capitalista promove.

Destina-se a: Estudantes ou profissionais das Artes Plásticas e/ou Artes Performativas e para quem esteja interessado nas relações entre o Corpo e o Espaço.

Marta Traquino
(1972) é artista plástica e investigadora em Arte Contemporânea.
Licenciou-se em Artes Plásticas - Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (1995). Realizou o Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (Dep. de Sociologia, ISCTE, 2007) com dissertação do âmbito da Arte Contemporânea.
Presentemente, prepara o Doutoramento em Arte Pública da FBAUL. A sua investigação centra-se em práticas artísticas de abordagem ao Espaço e ao Lugar na Cidade. Desde 1995, tem sido formadora de cursos e workshops no domínio prático e teórico das Artes Plásticas em diversas instituições, tendo também colaborado em projectos de intervenção social. Na sua prática artística, realizou exposições individuais de Pintura entre 1995-2000. Desde 2000 realiza projectos de Instalação de carácter 'site-specific', sendo o mais recente "What colour has the sky got now?" (2010), Second Room (Bruxelas).
Desde 2009, é membro do grupo internacional de pesquisa On Walls. Em Abril de 2010, o seu livro "A Construção do Lugar pela Arte Contemporânea" foi publicado pelas Edições Húmus.

Mais informação em: http://www.forumdanca.pt e http://www.facebook.com/forumdancalx