O INA (Instituto Nacional de Administração, I.P.) e a Fundação Oriente vão promover, a partir de Setembro, a realização de dois cursos de gestão de projectos culturais, orientados para gestores e profissionais da área. Um deles destina-se a gestores de equipamentos culturais e o outro a profissionais de instituições e organizações do Estado dedicadas à cultura. A formação é composta por módulos independentes que permitem percursos à medida.
Os objectivos são:
- Preparar, aperfeiçoar, capacitar e qualificar profissionais ligados à gestão dos diversos sectores culturais;
- Apresentar e desenvolver os principais conceitos e metodologias necessários para um adequado desempenho nas áreas do planeamento, gestão, programação, produção e divulgação culturais;
- Fornecer uma visão integradora da gestão de organizações culturais, através da combinação dos conhecimentos e técnicas da gestão com os do sector cultural e do marketing e comunicação;
- Divulgar ferramentas de gestão com aplicabilidade às características específicas de projectos culturais de diferentes naturezas ou dimensões.
Departamento:
Unidade de Formação em Gestão e Administração Pública
Destinatários:
Responsáveis pela gestão e quadros técnicos de organizações culturais e turísticas, designadamente, museus, monumentos, centros culturais, livro e edição, galerias de arte, teatros, orquestras, parques temáticos, etc. e outros equipamentos culturais e turísticos da Administração Pública Central e Local, Associações, Fundações e Empresas.
Formadores:
Coordenação científica: Profª. Doutora Maria Calado
Coordenação administrativa:
- Isabel Saraiva, em representação da Fundação Oriente
- Ana Teresa Botelho, em representação do INA, I.P.
Nº máximo participantes: 30
Mais informações:
http://www.ina.pt