quinta-feira, 21 de julho de 2011

Workshop de Verão "Elaboração de Projectos Culturais" - Lisboa

O Movimento Internacional Lusófono (MIL) organiza o Workshop de Verão "Elaboração de Projectos Culturais" com Rui Matoso, de 26 de Julho a 9 de Agosto de 2011 na Sociedade da Língua Portuguesa, em Lisboa. Dotar os participantes de conhecimentos, metodologias e ferramentas apropriadas para a elaboração de projectos culturais nas suas diversas componentes é o principal objectivo desta acção de formação destinada a organizações culturais públicas ou privadas (associações, cooperativas, fundações, artistas, criadores, produtores e estudantes). As sessões serão maioritariamente divididas em períodos expositivos e de debate, com recurso a "casos de estudo" e exercícios.

Os conteúdos programáticos previstos incluem temas como o planeamento e programação de actividades no âmbito de um projecto cultural, ferramentas de comunicação e marketing da cultura, produção e fontes de financiamento (subsídios, apoios, patrocínios e mecenato), orçamento previsional e dossier de projecto.

Rui Matoso é gestor e programador cultural. Actualmente produz o projecto de teatro infanto-juvenil "O Bosque Mágico". Coordenou o ciclo Noites Utópicas no Teatro-Cine de Torres Vedras. Concebeu o portal de divulgação cultural www.tvedraszine.net. É membro da Academia de Produtores Culturais, onde promoveu dois seminários com Toni Puig (Barcelona), com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa/ EGEAC (Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural), em Maio de 2009. Obteve o grau de Mestre em Práticas Culturais para Municípios, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (2008), tendo anteriormente realizado uma Pós-Graduação em Gestão Cultural na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2006). É formador certificado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (CAP).

Workshop de Verão "Elaboração de Projectos Culturais"
Local: Sociedade da Língua Portuguesa
Rua Mouzinho da Silveira, 23 (Metro: Marquês Pombal)
Calendário: 26 a 28 Julho; 2, 4 e 9 de Agosto de 2011
Duração: 15 horas (5 sessões de 3 horas), das 18h30 às 21h30
Preço: 55 euros (cinquenta e cinco euros)

Mais informações:
info@culturaviva.com.pt
http://www.culturaviva.com.pt/noticias_cursos.html